Entretenimento

Visões de mundo de '6 bilhões de outros' ganham mostra no Masp

Reprodução / http://www.6milliardsdautres.org
Mosaico com fotos dos personagens da exposição "6 Bilhões de Outros", em cartaz no Masp Imagem: Reprodução / http://www.6milliardsdautres.org

Da Redação

20/04/2011 16h49

Seis bilhões de pessoas com opções religiosas, classes sociais, profissões, etnias e estilos de vida diferentes. Com a proposta de montar um retrato da população mundial, a exposição que abre esta quarta-feira (20) no Masp, “6 Bilhões de Outros”, mostra as diferenças e semelhanças entre os povos e os traços de personalidade que caracterizam cada cidadão do planeta.

Trailer de "6 Bilhões de Outros"

Ideia do fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, a exposição começou a ser montada em 2003. Na época, Bertrand mobilizou uma dezena de repórteres que visitou 78 países em cinco anos e reuniu exatas 5.600 entrevistas de homens e mulheres respondendo 40 questões relacionadas a vida, morte, amor e questões cotidianas.

No mezanino do Masp, a exposição está montada como um grande mosaico de projeções com os rostos dos entrevistados que se alternam e mostram a diversidade do planeta. A exposição ainda conta com salas temáticas como um hall com oito "vurtis" (tipo de habitação nômade mongol), uma sala exibindo um making of da exposição e uma sala com um vídeo criado em São Paulo por Lucas Bambozzi e Kika Nicolela. 

As imagens foram gravadas em primeiro plano e a sensação é de que o entrevistado está falando diretamente com o espectador. A edição foi feita pelos diretores Sibylle d’Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire. Na exposição, cerca de onze horas de vídeo dão conta de mostrar todas as entrevistas, ilustradas pelas diferenças de fisionomia, acessórios e visões sobre a vida. Aqui é possível assistir a alguns dos vídeos. 

  • Divulgação

    Repórter e personagem do projeto nos bastidores de "6 Bilhões de Outros"


Sobre Yann Arthus-Bertrand

O fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand faz parte da Académie des Beaux-Arts de l'Institut de France e é conhecido pelo projeto fotográfico “The Earth from the Air”, no qual viajou o mundo tirando fotos no céu para mostrar a terra de um ângulo diferente.

Projeto interativo

O projeto de Bertrand é interativo. Na página oficial de "6 Bilhões de Outros" é possível fazer o upload de um vídeo mandando testemunho sobre um dos assuntos propostos por Bertrand. O resultado das gravações feitas no Brasil resultaram em uma série com vídeos do país. 


"6 BILHÕES DE OUTROS"
Onde: subsolo do Masp (av. Paulista, 1578. Tel.: 0/xx/ 11 3251-5644)
Quando: de 20 de abril a 10 de julho; terça a domingo, das 8h às 18h
Quanto: R$15

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo