Topo

Finalista do Man Booker Prize, escritor John le Carré recusa indicação

O escritor britânico John Le Carré em sua casa, em Londres (28/08/2008) - Kirsty Wigglesworth / AP
O escritor britânico John Le Carré em sua casa, em Londres (28/08/2008) Imagem: Kirsty Wigglesworth / AP

Da Redação

30/03/2011 16h06

O escritor britânico John le Carré, autor de "O Jardineiro Fiel", foi escolhido um dos 13 finalistas do importante prêmio literário internacional Man Booker Prize, anunciou o comitê responsável esta quarta-feira (30). No entanto, o autor disse por meio de seu agente literário que, embora fique honrado com a indicação, não entra em competições de literatura e pediu que seu nome fosse tirado da lista. 

Segundo reportou o jornal "The New York Times", a indicação não deve ser removida. O presidente dos jurados, Rick Gekoski, disse que o nome de le Carré continua na lista e que a organização está desapontada que o escritor tenha feito o pedido, pois eles [os jurados] são grandes admiradores de seu trabalho. 
 
Uma nota no site oficial do Man Booker Prize diz ainda que o autor pediu que seus livros não concorressem para dar oportunidade aos autores menos estabelecidos de vencer. 
 
O prêmio, que é dado a cada dois anos, foi vencido em suas últimas edições por Alice Munro (2009), Chinua Achebe (2007) e Ismail Kadaré (2005).
 
A premiação irá anunciar seu vencedor dia 18 de maio em Sydney, na Austrália, e no dia 18 de junho uma cerimônia ocorre em Londres, na Inglaterra. O vencedor recebe o equivalente em euros a cerca de US$ 96 mil.
 
Veja abaixo a lista de finalistas, que inclui o norte-americano autor de "A Humilhação" Philip Roth:
 
Wang Anyi (China)
Juan Goytisolo (Spain)
James Kelman (UK)
John le Carré (UK)
Amin Maalouf (Lebanon)
David Malouf (Australia)
Dacia Maraini (Italy)
Rohinton Mistry (India/Canada)
Philip Pullman (UK)
Marilynne Robinson (USA)
Philip Roth (USA)
Su Tong (China)
Anne Tyler (USA)