Topo

Norte-americano cria game que permite destruir virtualmente obra do artista Jeff Koons

Cabine com o game "Jeff Koons Must Die!!!" exibido em seu visor - Reprodução / http://hunterjonakin.com
Cabine com o game "Jeff Koons Must Die!!!" exibido em seu visor Imagem: Reprodução / http://hunterjonakin.com

Da Redação

28/03/2011 20h04

O artista multimídia norte-americano Hunter Jonakin criou um jogo de videogame que permite destruir virtualmente a obra de Jeff Koons, um dos mais notórios artistas contemporâneos, com obras leiloadas por até US$ 25 milhões.

"Jeff Koons Must Die!!!" consiste em uma cabine no estilo dos fliperamas da década de 1980. O game se passa em um museu que sedia retrospectiva do artista norte-americano e o visitante, ou jogador, pode destruir todas as obras que encontrar ali. Se nada é destruído, o jogador tem a chance de dar uma voltinha pelo museu e então o game termina.

VEJA COMO FUNCIONA O GAME

No entanto, se uma ou mais obras são destruídas, um 'Jeff Koons virtual' repreende o jogador, que deve enfrentar um grupo de guardas. Se ele sobrevive após isso, é levado a uma sala onde curadores de arte, assistentes, advogados e mais guardas o provocam até a morte.

Ao fim, o jogo é  invencível. De acordo com o criador Hunter Jonakin em seu site, a ideia é fazer um comentário sobre o universo das artes e o sistema de comércio das galerias e museus. 

Tema de grande exposição em 2008 no Palácio de Versalhes, na França, Jeff Koons usa referências pop em suas obras -- esculturas da Pantera Cor-de-Rosa em porcelana e de um cachorro feita com balão são exemplos de famosos trabalhos do artista. No próximo dia 10 de maio, sua obra da Pantera Cor-de-Rosa vai a leilão com a possibilidade de atingir US$ 30 milhões, um recorde para o artista. 

Segundo Jonakin, que é formado em arte visual, o trabalho de Koons costuma ser amado ou odiado, fato que o motivou a escolhê-lo como tema de sua 'obra-game'.