Topo

Virada Cultural terá palco de stand-up comedy, luta livre mexicana e volta do RPM

Atrações da 7ª edição da Virada Cultural: Da esq. para a dir., Danilo Gentili, Rita Lee, Misfits (no alto), RPM, Erasmo Carlos e Paulinho da Viola (embaixo)  - Fotomontagem UOL
Atrações da 7ª edição da Virada Cultural: Da esq. para a dir., Danilo Gentili, Rita Lee, Misfits (no alto), RPM, Erasmo Carlos e Paulinho da Viola (embaixo) Imagem: Fotomontagem UOL

Da Redação

25/03/2011 10h51Atualizada em 28/03/2011 15h47

A próxima edição da Virada Cultural, que ocorre com quase mil atrações nos próximos dias 16 e 17 de abril em São Paulo, terá entre suas principais novidades um palco dedicado a comédia stand-up, no Viaduto do Chá, e um ringue de luta livre, com lutadores mexicanos e brasileiros, no vale do Anhangabaú. Novamente com as atrações concentradas na região central da cidade, a Virada terá shows de Skatalites e U-Roy, da Jamaica, e da banda de horror punk Misfits, dos Estados Unidos. 

A cantora Rita Lee abre o evento no sábado (16), às 18h, na praça Júlio Prestes. Neste mesmo dia, às 23h, a banda de trash metal Sepultura toca ao lado da Orquestra Experimental de Repertório na Estação da Luz. Com sua formação original, o RPM encerra a Virada Cultural também no palco Júlio Prestes.

Em outro palco, na praça da República, Paulinho da Viola também fecha a programação em apresentação ao lado da Orquestra de Cordas de Curitiba. Outro evento de encerramento que se destaca é o encontro da São Paulo Companhia de Dança com a OSESP na Estação da Luz.

Entre os encontros inusitados da programação, o secretário de Cultura de São Paulo Carlos Augusto Calil destacou, em entrevista para e imprensa na manhã desta sexta-feira (25), Paulo Miklos cantando Noel Rosa junto ao Quinteto em Branco e Preto, na praça da República, domingo às 12h. 

  • Divulgação Virada Cultural

    Lutadores mexicanos de luta livre se apresentarão em arena no vale do Anhangabau na Virada

Na programação de cinema, o Cine Windsor exibe uma mostra de filmes de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que deve participar também como atração do evento. De acordo com José Mauro Gnaspini, coordenador da Virada, a ideia é que o personagem sobrevoe a região central da cidade em uma espécie de caixão voador. 

Duas atrações que chamaram a atenção em 2010 estão de volta este ano. O palco dedicado aos nerds será dessa vez no vale do Anhangabaú, enquanto sessões de suspensão corporal e tatuagem ocuparão o largo do Paissandu. 

Outra novidade do evento são as dançarinas de pole dance, que se apresentarão em diversos pontos da região central. 

Fazem shows também na Virada o guianense Mad Professor, os norte-americanos Fred Wesley and the New JBs, Erasmo Carlos, Plebe Rude, Blitz, a cantora Cibelle, o sambista Monarco, as bandas Charlie Brown Jr. e Tihuana, Toni Tornado, Dom Salvador, Marina Lima, Jorge Mautner, Eumir Deodato, além dos DJs KL Jay, Patife e Renato Cohen.

A banda Beatles 4Ever irá mostrar, no Boulevard São João, todos os álbuns dos Beatles na sequência, começando com "Please, Please Me", no sábado (16) às 18h. Um palco dedicado ao forró, na al. Barão de Limeira, fará homenagem ao músico Dominguinhos. 

Orçamento e transporte na Virada

O prefeito Gilberto Kassab frisou que o evento está mais organizado em relação a anos anteriores, dizendo que inclusive não participou de nenhuma reunião prévia para falar sobre a Virada. De acordo com ele, algumas linhas do metrô devem funcionar na madrugada durante a Virada Cultural. 

O orçamento da Virada este ano é o mesmo de 2010, R$ 8 milhões, o maior da história do evento, informa o presidente da SP Turis, Caio Luiz de Carvalho. No total, há 13 palcos e 7 pistas sediando as atrações da Virada, que tem ainda apresentações espalhadas por toda a região central, além de eventos nos CEUs e em unidades do Sesc. São esperadas 3 milhões de pessoas nesta Virada -- que reuniu em 2010 um público de 4 milhões

Veja aqui a programação. Segundo a organização do evento, ainda devem ser incluídas outras atrações nesta lista. Visite também o site oficial da Virada