Topo

Morre em São Paulo, aos 86 anos, o fotógrafo Thomaz Farkas

Da Redação

25/03/2011 20h44

O fotógrafo Thomaz Farkas, de 86 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (25), em São Paulo, após permanecer 21 dias internados no Hospital Sírio-Libanês.

Nascido em 1924, na Hungria, o fotógrafo chegou ao Brasil seis anos depois, acompanhando seu pai, que mantinha sociedade na empresa Fotoptica.

Os primeiros trabalhos profissionais de Farkas datam dos anos 40, quando, ao lado de outros ícones do setor, como Geraldo de Barros e German Lorca, ingressa no Foto Cine Clube Bandeirante e inaugura a fotografia moderna brasileira.

Ao longo de mais de sete décadas, o fotógrafo construiu um acervo extraordinário do desenvolvimento do Brasil, com mais de 34 mil imagens  Entre as imagens produzidas por ele, estão: a inauguração do estádio do Pacaembu, em São Paulo, em 1940; e a inauguração de Brasília, em 1960.

Stycer: Farkas ensina que a fotografia é a arte da convivência

    Além da fotografia, Thomaz Farkas também produziu documentários, nas décadas de 60 e 70, lançou uma revista e manteve uma galeria para promoção e discussão da fotografia.

    Atualmente está em cartaz no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, a mostra "Thomaz Farkas – Uma Antologia Pessoal", com cerca de 100 imagens, parte inéditas, realizadas entre as décadas de 1940 e 1970.