Topo

Clássicos da comédia de Ionesco, "A Lição" e "A Cantora Careca" estreiam nesta quinta (17) no Rio

Cena do espetáculo "A Cantora Careca", de Eugène Ionesco  - Divulgação
Cena do espetáculo "A Cantora Careca", de Eugène Ionesco Imagem: Divulgação

Da Redação

17/03/2011 16h29

Nessa quinta-feira (17), o teatro Teatro Maison de France , no Rio de Janeiro, estreia duas peças do autor romeno Eugène Ionesco, famoso por ironizar situações cotidianas e ridicularizar  a solidão e a dependência dos seres humanos com o teatro do absurdo. 

Sob direção de Camilla Amado e Delson Antunes, as peças “A Lição” e “A Cantora Careca” estreiam com elenco composto por atores como Roberto Frota, Maria Gladys e Renata Paschoal.

O autor, que é conhecido por explorar a “consciência do absurdo”, levou para o teatro uma nova forma de apresentar a vida e seus personagens de uma forma cômica e ao mesmo tempo trágica.

No Brasil, Luíz de Lima foi um dos primeiros dramaturgos a trabalhar com peças de Ionesco. Há 53 anos, fez as primeiras releituras de “A Lição” e “A Cantora Careca”, dois de seus textos mais famosos. Na versão 2011, as peças têm remontagem feita pela produtora Renata Paschoal, que também atua nos dois espetáculos. As peças são apresentadas juntas com tempo de 110 minutos e intervalo. 

Mais sobre “A Lição”
“A Lição” conta a história de uma aluna (papel de Renata Paschoal), que trabalha em sua tese de doutorado com um professor (interpretado por Nelson Xavier) e acompanhamento de uma governanta (papel de Cecil Thiré). A peça relata a relação da aluna com o aprendizado e as frustrações, fantasias e a exposição humana ao conhecimento.

Mais sobre “A Cantora Careca”
“A Cantora Careca” exibe o diálogo cotidiano do Sr e Sra. Smith (papel de Cecil Thiré e Thelma Reston) que recebe um casal de amigos para jantar Sr. e Sra. Martin (Nelson Xavier e Renata Paschoal). A peça também tem intromissões da empregada Mary (Maria Gladys). A peça mostra o diálogo dos dois casais sobre o cotidiano e opiniões e preconceitos de uma família burguesa.



“A Lição” e “A Cantora Careca”
Onde: Teatro Maison de France PSA Peugeot Citroen (Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro)
Quando: Estreia dia 17 de março com apresentações de quinta a sábado às 20h e domingos às 19 horas. (Em cartaz até 8 de maio) 
Quanto: R$ 60 (quinta e sexta) e R$ 80 (sábado e domingo)