Topo

Começa nesta segunda (14) o IV Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo

Da Redação

14/03/2011 17h40

A partir desta segunda-feira (14), o Memorial da América Latina realiza a IV Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, com quinze apresentações gratuitas de segunda a domingo (sendo oito de companhias nacionais e sete de companhias internacionais). Na noite de estreia, antes da exibição do musical “Lamartine Babo”, do diretor Antunes Filho, será prestada uma homenagem a atriz Maria Della Costa, de 85 anos. A programação completa inclui ainda espetáculos da Colômbia, da Espanha e da Argentina, entre outros. Confira abaixo o cronograma do evento:

MOSTRA PRINCIPAL – AUDITÓRIO SIMÓN BOLÍVAR

14/03 

20h30 - Cerimonial de Abertura, com homenagem à atriz Maria Della Costa

21h00 - "Lamartine Babo" (Brasil)
O espetáculo conta a história do compositor carioca Lamartine Babo (1904-1963), autor, entre outras canções, das marchinhas carnavalescas “O teu cabelo não nega”, “Grau 10” e “Linda morena”.  No informativo oficial, o diretor Antunes Filho diz que a ideia é contar a história de forma divertida, como espetáculo dominical. E para quem estranha esta mudança de rumo do CPT, sempre associado a montagens mais densas, ele responde: "A gente pensa tanto que precisa de um respiro".     

15/03

19h00 - "Sin Fin" (Colômbia)
A peça conta com a interação do público para conduzir os diversos fragmentos que compõem a montagem. Trabalhando com elementos sonoros, visuais e corporais, “Sin Fin” retrata o duro cotidiano do povo colombiano.   

  • "As Folhas do Cedro", de Samir Yazbek


21h00 - "As Folhas do Cedro" (Brasil)
O espetáculo “As Folhas de Cedro” percorre a história de um casal de imigrantes libaneses por meio da memória de sua filha, que é quem narra a história. A peça ganhou o Prêmio APCA 2010 de melhor texto.

16/03 

19h00 - "Septiembre" (Bolívia)
“Septiembre”, da companhia boliviana Tucura Cunumi conta a história de Gael e de Lucia, um casal que aprendeu a se comunicar pela internet e pelo telefone e que agora não consegue se relacionar pessoalmente. 
 

21h00 - "Noel Rosa, O Poeta da Vila e Seus Amores" (Brasil)
O espetáculo conta a vida de Noel Rosa por meio de recortes não lineares. A música é o mais importante e tem destaque principal, mas na peça também aparecem passagens biográficas do compositor, como sua polêmica com Wilson Batista.  

17/03 

19h00 - "Rua do Medo" (Brasil)
Escrito e dirigido por Leonardo Cortez, “Rua do Medo” encena de forma divertida uma reunião de moradores que resolve aumentar o aparato de segurança do lugar onde moram. Durante o evento, se sucede uma série de situações que leva inclusive a uma morte. A peça mostra de forma cômica o lado negro dos seres humanos.      

21h00 - "José Gaspar" (Paraguai)
A peça conta a história do ditador paraguaio José Gaspar Rodriguez de Francia (1756-1840), ideólogo da independência do Paraguai, em 1811. Sua biografia, “Eu o Supremo”, escrita pelo escritor Augusto Roa Bastos,  recebeu o prêmio Miguel de Cervantes de Literatura Espanhola em 1989. 

18/03

19h00 - "Abanico de Soltera" (Argentina)
O espetáculo dirigido por Andrea Juliá é uma homenagem à obra de Federico García Lorca. A história, contada por uma mulher, mistura dança e poesia, e conta as últimas horas do poeta espanhol, morto em 1936.    

21h00 - "A Humanidade é Feia" (Portugal)
Personagens aguardam confinados em um espaço a definição sobre a continuidade da vida e a chegada da morte. Para alguns, a morte é um prêmio. E é justamente este o mote da peça, mostrar que o sofrimento de uns é a felicidade de outros.   

19/03 

19h00 - "Ya Lo Llamaremos" (Uruguai)
Dirigida por Rafael Pence, o espetáculo uruguaio “Ya Lo Llamaremos” mostra a história de um candidato a uma vaga de emprego disposto a tudo para conquistá-la e um empregador igualmente perverso para dificultar o seu objetivo. A tensão da situação só aumenta quando os papeis se invertem. A ideia é mostrar até onde estamos dispostos a chegar quando realmente queremos algo.  

21h00 - "Descomposición" (México)
Descomposición conta a história de dois amigos, Carlos e Francisco, que se conhecem na adolescência e vivem uma amizade tumultuada, cheia de traições, e que acaba culminando na morte de um deles

20/03 

  • "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues


19h00 - "Boca de Ouro" (Brasil)
Escrita por Nelson Rodrigues e encenada pelo Grupo Gattu, “Boca de Ouro” conta a história de um lendário bicheiro fascinado pelo metal precioso (inclusive todos os dentes implantados em sua boca eram deste material)  sob o ponto de vista de uma de suas ex-amantes.   

21h00 - Cerimônia de encerramento

21h15 - "Yo, Mono Libre" 
Baseado no conto “Um Relatório para a Academia”, de Franz Kafka, “Yo Mono Libre” conta a história de um macaco que aprende a ler e escrever e publica um relatório para mostrar aos estudiosos como conseguiu tal façanha.

MOSTRA PRINCIPAL – PRAÇA CÍVICA

19/03 

18h00 - "Caminos Invisibles" (Brasil)
“Caminos Invisibles” fala sobre a imigração dos povos andinos, principalmente as comunidades do Peru e da Bolívia, para a cidade de São Paulo. Inclusive o elenco e a equipe são oriundos destes países.

MOSTRA PRINCIPAL – SALA DOS ESPELHOS 

20/03 

17h30 - "Hilda Hilst, O Espírito da Coisa" (Brasil)
“O Espírito da Coisa” é um monólogo sobre a vida e a obra da escritora Hilda Hilst. Dirigida por Ruy Cortez, com consultoria literária do escritor José Mora Fuentes (in memorian), presidente do Instituto Hilda Hilst e parceiro da escritora, a peça é encenada por Rosaly Papadopol (vencedora do prêmio APCA de melhor atriz, em 2009).  


IV FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE TEATRO DE SÃO PAULO
Quando: De 14/3 a 20/3
Onde: Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo-SP. Tel.: 0/xx/11/3823-4600)
Quanto: Entrada gratuita (Os ingressos devem ser retirados a partir das 14h00 do dia de cada apresentação)