Topo

ABL decreta luto de três dias por morte de Moacyr Scliar

O escritor brasileiro Moacyr Scliar - Roberto Scliar/Divulgação
O escritor brasileiro Moacyr Scliar Imagem: Roberto Scliar/Divulgação

Da Redação

27/02/2011 16h02

A Academia Brasileira de letras decretou neste domingo (27) luto de três dias pela morte do escritor e médico Moacyr Scliar. O autor morreu na madrugada deste domingo em Porto Alegre, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas, onde estava internado desde 17 de janeiro, após sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC). Segundo boletim médico, Scliar, que estava com 73 anos, morreu de falência múltipla de órgãos. O escritor também era colunista da "Folha de S.Paulo".

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Scliar ocupava a cadeira de número 31. O presidente da Academia, Marcos Vinicios Vilaça, disse neste domingo em nota divulgada para a imprensa que Scliar "foi um acadêmico múltiplo, atuava na ABL, com a ABL, pela ABL.  Trabalhador incansável da cultura, Moacyr produziu uma obra respeitável e de grande poder de comunicação com o leitor.  Ser humano agradabilíssimo, ele vai nos fazer muita falta e deixa enorme saudade".

A ABL realiza na próxima semana a Sessão da Saudade em homenagem ao autor e na sequência declara aberta a vaga ocupada por Scliar na Academia, inaugurando o processo sucessório. O prazo de recebimento de inscrições é de sessenta dias.  Trinta dias depois desse período,  a ABL  marcará  a data para a eleição do novo acadêmico.