Museu Afro Brasil expõe fotografias de Gal Oppido
Começa neste sábado (26), no museu Afro Brasil, a exposição “Antífona”, do fotógrafo Gal Oppido. Inspirada no poema homônimo do poeta simbolista Cruz e Sousa (1861-1898) e em divindades africanas -- principalmente Iemanjá -- a mostra reúne 27 imagens de corpos e rostos femininos, além de um filme especialmente produzido para o evento. “As figuras representam a liberação da sexualidade feminina após os anos 50 e 60, quando as mulheres deixam suas casas e começam a tomar as ruas”, explica Oppido.
A escolha da divindade africana como símbolo desta emancipação e do seu trabalho, segundo o fotógrafo, tem motivo específico. “Iemanjá reúne características sagradas e humanas, e eu queria trabalhar as fotografias com estes dois lados. Ao mesmo tempo em que ela é uma santa, se veste com um decote chamativo e tem uma proximidade com o povo”, explica. E as referências no trabalho não param por aí. “’O Nascimento de Vênus’, de Sandro Botticelli, está lá, assim como as aquarelas de Picasso”.
De acordo com o fotógrafo, 80% das imagens foram feitas em um quarto de 2,8m x 3m de seu apartamento, no qual já produziu outros ensaios. “Há uma fotografia em que uma modelo segura um peixe que parece produzida posteriormente, mas fiz com látex, linhas etc. Se a pessoa ampliar a imagem, provavelmente consiga ver estes elementos em cena”, diz ele.
“Fiz este trabalho especialmente para o museu Afro Brasil, que considero um dos mais significativos do mundo, com um acervo importantíssimo", conta Oppido. A exposição “Antífona” fica em cartaz até 17 de abril.
“ANTÍFONA”
Quando: de 26/2 a 17/4. Terça a domingo, das 10 às 17 horas
Onde: Museu Afro Brasil (av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Parque Ibirapuera- Portão 10, São Paulo- SP. Tel.: 0/xx/11/3320-8900)
Quanto: entrada gratuita
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.