Topo

Exposição retrata diversidade de tribos indígenas no Brasil

Da Redação

01/02/2011 17h25

A fotógrafa paulistana Rosa Gauditano, que há mais de 20 anos registra imagens do cotidiano de comunidades indígenas espalhadas pelo país, inaugura nesta quarta-feira (2) na Caixa Cultural em Brasília a exposição “Povos Indígenas no Brasil”. 

Rosa, que também é autora de cinco livros sobre o tema -- “Aldeias Guarani M'Bya na Cidade de São Paulo", “Raízes do Povo Xavante”, “Festas de Fé", Saltillo” e “Índios, os Primeiros Habitantes” --, apresenta na mostra 60 fotografias coloridas realizadas entre 1989 e 2010 com 34 tribos das regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste.

Entre as tribos retratadas estão Mati e Zoró, que vivem isoladas na Amazônia, e os Pankarau, que, surpreendentemente, ainda hoje habitam São Paulo.    

A exposição ainda é composta pelo documentário “Guarani Kaiowá, O Conflito da Terra” (disponível ao lado), produzido pela Ímã Foto Galeria especialmente para o evento.

A mostra conta também com palestra com a professora Jaciara Martim, cujo trabalho de conclusão de curso na PUC-SP abordou o povo guarani.  

"Povos Indígenas no Brasil" fica em cartaz até 9 de março.

 

 


"POVOS INDÍGENAS NO BRASIL"

Quando: de 2/2 a 9/3. De terça a domingo, das 9h às 21h
Onde: Caixa Cultural Brasília - Galeria Piccola II
Quanto: entrada gratuita
Tel.: 0/xx/61 3206-9448