Topo

Fotos inéditas de Thomaz Farkas são expostas no Instituto Moreira Salles, em SP

Da Redação

27/01/2011 05h00

O Instituto Moreira Salles inaugura nesta quinta-feira (27) a exposição “Thomaz Farkas: Uma Antologia Pessoal” com cerca de 100 imagens, parte inéditas, realizadas pelo fotógrafo desde os anos 40, período em que freqüentou com outros ícones da fotografia brasileira o Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), até os anos 70, quando Farkas registrou em cores uma expedição ao Amazonas. 

Segundo o coordenador de fotografia do IMS, Sergio Burgi, no informativo oficial do evento, a exposição abrange desde o início da carreira, com imagens em que predominam um forte viés formal e abstrato, baseadas em construções de luz em sombra, até períodos posteriores, em que Farkas flerta com o fotojornalismo, período em que destacam-se as séries sobre o Rio de Janeiro, com retratos de moradores de bairros populares e regiões do centro histórico da então capital federal.  

Na noite de estreia, o IMS também lança o livro homônimo (“Thomaz Farkas: Uma Antologia Pessoal”), com 140 imagens do fotógrafo e texto de João Farkas, filho de Thomaz.


"THOMAZ FARKAS - UMA ANTOLOGIA PESSOAL"

Quando: de 27/1 (abertura para convidados) a 3/4. De terça a sexta-feira, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 13h às 18h.
Onde: Instituto Moreira Salles-SP (rua Piauí, 844, 1º andar. Tel.: 0/xx/11 3825-2560)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: http://ims.uol.com.br/