Topo

Porto Alegre recebe segunda edição do FILE a partir desta quarta-feira (26)

Da Redação

26/01/2011 05h00

Acontece de 26 de janeiro a 27 de fevereiro a segunda edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica de Porto Alegre, “FILE POA 2011”, no Santander Cultural (R. Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre).

Considerado o maior evento do gênero no Brasil e na América Latina, e um dos maiores do mundo, o Festival que reúne trabalhos de arte interativa, instalações e objetos sonoros, animações computadorizadas e vídeos, abre suas portas nesta quarta-feira com o FILE Symposium - um debate sobre cultura digital no mundo, da qual participam artistas, teóricos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de arte-tecnologia.  O debate tem entrada franca e ocorre das 17h às 19h, no Santander Cultural.

Assista "Breathing", obra de Guto Nóbrega


Nesta edição, o Festival apresenta algumas obras premiadas no FilePrixLux, prêmio internacional destinado a profissionais da área das linguagens eletrônicas e digitais,no qual concorreram 1.235 trabalhos de 44 países, divididos em três categorias:arte interativa, linguagem digital e sonoridade eletrônica.  

Entre os premiados estão: “Luzes Relacionais” (Relational Lights),do venezuelano Ernesto Klar, 1º lugar na categoria Arte Interativa; e os brasileiros, “Reler”, de Raquel Kogan, menção honrosa na categoria Sonoridade Eletrônica; “Marvim Gainsbug”, de Jeraman & Filipe Calegario; e “Breathing”, de Guto Nóbrega, ambos agraciados com menção honrosa na categoria Linguagem Digital.

Outro ponto interessante do Festival é o FILE Maquinema que, como o próprio nome sugere, mistura máquina com cinema. Trata-se de um conjunto de filmes realizados com base em jogos digitais e realidades virtuais, com produções que tanto podem ser amadoras como profissionais e sem limite de tempo: vão de videoclipes a longas-metragens. 

 


FILE POA 2011- Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (exposição)
Local: Santander Cultural, Rua Sete de Setembro, 1028- Centro Histórico
Data: de 26 de janeiro a  27 de fevereiro de 2011
Horário: Terça à sexta-feira, das 10h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h
Agendamento de Visitas: (51) 3287-5940
Entrada franca
Mais informações:

www.file.org.br