Topo

Após sofrer AVC, escritor Moacyr Scliar segue internado em UTI em Porto Alegre

Moacyr Scliar durante mesa de debate na 8ª Flip, em agosto de 2010 em Paraty (RJ) - Divulgação Flip
Moacyr Scliar durante mesa de debate na 8ª Flip, em agosto de 2010 em Paraty (RJ) Imagem: Divulgação Flip

Da Redação*

18/01/2011 16h18Atualizada em 18/01/2011 16h24

O escritor Moacyr Scliar, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico na madrugada do último domingo (16), segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, informa boletim médico divulgado pelo hospital nesta terça-feira (18). 

Scliar passou por uma cirurgia na última segunda-feira em decorrência do AVC. De acordo com o hospital, o escritor está sedado e respira com ajuda de aparelhos, apresentando "um quadro geral estável dentro do esperado para uma rotina pós-operatória".  

O paciente está internado desde o último dia 11, quando passou por uma cirurgia no intestino para retirada de tumores benignos.

Vencedor do Jabuti de livro do ano de ficção por "Manual da Paixão Solitária" em 2009, Scliar é autor de mais de 60 livros, entre crônicas, contos, ficção infanto-juvenil, ensaios e romances. 

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2003, o escritor também é médico -- ele se formou em medicina em 1962, mesmo ano em que publicou sua primeira obra, "Histórias de Médicos em Formação", reunião de contos inspirados na experiência de estudante do autor. 

*Com Agência Estado.