Topo

Mostra no CCBB do Rio exibe fotos, poemas e documentos de Cora Coralina

Da Redação

11/01/2011 15h02

Depois de passar pelo Museu da Língua Portuguesa (SP) em 2009, a exposição "Cora Coralina - Coração do Brasil" ganha edição revista e ampliada no CCBB do Rio a partir desta terça-feira (11). O evento traz manuscritos, correspondências, artigos e fotografias de Cora Coralina (1889-1985), pseudônimo da poetisa e contista Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas.

A mostra, uma homenagem aos 25 anos da morte da escritora, recebe muitos objetos que jamais deixaram a Casa de Cora Coralina, espaço memorial instalado na casa em que viveu na Cidade de Goiás, antiga capital e que hoje é conhecida como Goiás Velho.

Na sala principal, que recebeu cenografia em alusão ao ambiente onde Anna nasceu e viveu, 200 imagens remetem à memória e ao passado de sua família. Em um espaço próximo, alguns de seus pensamentos são materializados em um vídeo. "Cora Coralina - Coração do Brasil" também recebe uma instalação sensorial que evoca detalhes "de fora" --como os ruídos do rio e do doce a ferver-- e "de dentro" de Cora, ao som de "O Prato Azul-Pombinho", um de seus mais conhecidos poemas.

Anna Lins publicou seu primeiro texto aos 14 anos e colaborou, ao longo da vida, com centenas de jornais em Goiás, São Paulo e várias outras cidades brasileiras. Em 1911, decidiu viver com um homem separado e partiu para São Paulo, onde criou cinco filhos, quatro seus e uma do primeiro casamento do marido.  Na capital paulista, vendeu livros da Editora José Olympio de porta em porta e foi comerciante, sitiante, voluntária da Revolução Constitucionalista de 1932 e batalhou pelo voto feminino. A escritora recomeçou a vida aos 67 anos, de volta a Goiás, fazendo e vendendo doces para sobreviver.


"CORA CORALINA - CORAÇÃO DO BRASIL"
Quando:
de 11 de janeiro a 13 de março de 2011. Terça a domingo, das 9h às 21h
Onde: CCBB do Rio (  Salas B, C e D - 2º andar) - r. Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro-RJ
Quanto: entrada franca
Mais informações: 0/xx/21/3808-2020 e site do CCBB.