Topo

Entretenimento

Flip anuncia primeiros nomes e homenagem ao modernista Oswald de Andrade

Acervo Museu da Imagem e do Som/MIS-SP
O escritor modernista Oswald de Andrade será o homenageado da Flip 2011 Imagem: Acervo Museu da Imagem e do Som/MIS-SP

Da Redação

11/01/2011 12h44

O escritor, poeta e ensaísta modernista Oswald de Andrade (1890-1954), que completaria 121 anos nesta terça-feira (11), será o  homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2011, que ocorre entre 6 a 10 de julho. Ele sucede, assim, o sociólogo Gilberto Freyre, homenageado no ano passado.

A Flip também anunciou a participação de dois convidados: David Remnick, editor da revista "The New Yorker", e o escritor argentino Andrés Neuman.

A trajetória e o alcance da obra de Oswald de Andrade na formação da literatura brasileira devem servir de base para os eventos dedicados ao escritor na festa literária.

Protagonista da Semana de Arte Moderna de 1922, autor do "Manifesto da Poesia Pau-Brasil" (1924) e do "Manifesto Antropófago" (1928), Oswald de Andrade introduziu a prosa experimental no Brasil, com "Memórias Sentimentais de João Miramar" (1924), e assinou um dos primeiros livros da poesia modernista, "Pau-Brasil (1925)".

A Flip deste ano terá também novo curador, o crítico literário e jornalista Manuel da Costa Pinto, que assumiu em outubro passado o posto de Flávio Moura.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento