Topo

Caixa Cultural SP recebe instalação com três mil lâmpadas cheias d' água

Da Redação

10/01/2011 07h00

Uma instalação com três mil lâmpadas incandescentes cheias d' água "decora" uma das galerias da Caixa Cultural São Paulo até o próximo dia 20 de fevereiro. Apelidado de "Lágrimas de São Pedro - Acalento ao Sertão Nordestino", o trabalho é parte da segunda exposição individual do artista baiano Vinícius Almeida, o Vinícius S.A.

As lâmpadas foram cuidadosamente presas ao teto em alturas diferentes e são uma tentativa do artista de abordar a relação de fé do sertanejo com a chuva, incluindo os rituais --durante a novena de São José, os fiéis oferecem ao santo cantigas e orações em troca das lágrimas de São Pedro. Quando esta vem, é motivo de festa. “É comum, neste caso, presenciar idosos, adultos e crianças banhando-se na chuva de braços abertos, sacramentando este ciclo, que traz consigo, além da água de beber e plantar, esperança e dignidade. É a esperança de permanecer no lugar que nasceram, evitando o translado histórico e recorrente deste povo para os grandes centros urbanos do Brasil”, explica Vinícius no informativo oficial do evento.

O artista plástico de 27 anos foi buscar em pequenas localidades como Ubiraitá (BA), origem de sua família, referências para desenvolver sua instalação. Além das lâmpadas "que fazem chover", a obra traz os pedidos a São José, o santo da chuva, pelo som das rezas coletado no interior baiano.


"LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO - ACALENTO AO SERTÃO NORDESTINO", POR VINÍCIUS S.A.
Quando:
até 20 de fevereiro de 2011. De terça a domingo, das 9h às 21h
Onde: Caixa Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Octogonal (térreo e 1º andar) - praça da Sé, 111, Centro, São Paulo-SP
Quanto: entrada franca
Mais informações: 0/xx/11/3321-4400