Caixa Cultural SP recebe instalação com três mil lâmpadas cheias d' água
Uma instalação com três mil lâmpadas incandescentes cheias d' água "decora" uma das galerias da Caixa Cultural São Paulo até o próximo dia 20 de fevereiro. Apelidado de "Lágrimas de São Pedro - Acalento ao Sertão Nordestino", o trabalho é parte da segunda exposição individual do artista baiano Vinícius Almeida, o Vinícius S.A.
As lâmpadas foram cuidadosamente presas ao teto em alturas diferentes e são uma tentativa do artista de abordar a relação de fé do sertanejo com a chuva, incluindo os rituais --durante a novena de São José, os fiéis oferecem ao santo cantigas e orações em troca das lágrimas de São Pedro. Quando esta vem, é motivo de festa. “É comum, neste caso, presenciar idosos, adultos e crianças banhando-se na chuva de braços abertos, sacramentando este ciclo, que traz consigo, além da água de beber e plantar, esperança e dignidade. É a esperança de permanecer no lugar que nasceram, evitando o translado histórico e recorrente deste povo para os grandes centros urbanos do Brasil”, explica Vinícius no informativo oficial do evento.
O artista plástico de 27 anos foi buscar em pequenas localidades como Ubiraitá (BA), origem de sua família, referências para desenvolver sua instalação. Além das lâmpadas "que fazem chover", a obra traz os pedidos a São José, o santo da chuva, pelo som das rezas coletado no interior baiano.
"LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO - ACALENTO AO SERTÃO NORDESTINO", POR VINÍCIUS S.A.
Quando: até 20 de fevereiro de 2011. De terça a domingo, das 9h às 21h
Onde: Caixa Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Octogonal (térreo e 1º andar) - praça da Sé, 111, Centro, São Paulo-SP
Quanto: entrada franca
Mais informações: 0/xx/11/3321-4400
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.