Topo

Entretenimento

Saiba quando ocorrem Flip, Virada Cultural e outros eventos de 2011

Montagem UOL
O quadrinista Robert Crumb, a apresentadora Sabrina Sato e o músico Badauí, do grupo CPM22: atrações da Flip, do Carnaval e da Virada Cultural SP de 2010 Imagem: Montagem UOL

Da Redação

04/01/2011 13h47

2011 ainda nem bem começou, mas alguns dos principais eventos do calendário cultural já têm datas e/ou períodos de realização confirmados. Entre eles, destacam-se as Viradas culturais (de São Paulo e Paulista),  os festivais de teatro (Curitiba e São José do Rio Preto) e o evento de humor Risadaria. Veja a lista:

::CARNAVAL DE SÃO PAULO (4 e 5 de março): Este ano, participam dos desfiles pelo Grupo Especial de São Paulo as escolas de samba Rosas de Ouro, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tucuruvi, X-9 Paulistana, Águia de Ouro, Tom Maior, Nenê de Vila Matilde, Unidos do Peruche, Mancha Verde, Vai-Vai, Pérola Negra, Gaviões da Fiel e Império de Casa Verde (visite a página de UOL Carnaval).

::CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO (6 e 7 de março): Este ano, participam dos desfiles pelo Grupo Especial do Rio de Janeiro as escolas de samba São Clemente, União da Ilha, Imperatriz, Salgueiro, Mocidade, Portela, Unidos da Tijuca, Grande Rio, Vila Isabel, Porto da Pedra, Mangueira e Beija-Flor (visite a página de UOL Carnaval).

::RISADARIA (23 a 27 de março): Realizado no Pavilhão da Bienal do parque Ibirapuera (SP) pelo segundo ano, o evento de humor pretende receber mais de 50 mil visitantes ao longo de seus cinco dias. Entre as principais novidades estão um campeonato nacional de comédia stand-up, humoristas vivendo dentro de uma redoma de vidro e sendo acompanhados online, mostras de grafite e fotografia, e exibição de documentários do gênero.

::FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA (29 de março a 10 de abril): O tradicional festival de teatro começa a vender ingressos para as atrações deste ano a partir de 15 de fevereiro (visite o site oficial). Em 2010, o evento reuniu companhias teatrais de todo o país em mais de 400 espetáculos, incluindo alguns com atores conhecidos, como Daniel Dantas e Renata Sorrah, em "Macbeth".

::VIRADA CULTURAL (16 e 17 de abril): O evento anual promovido pela Prefeitura de São Paulo desde 2005 foi inspirado na "Nuit Blanche" de Paris, que agita anualmente a capital francesa, com atrações que invadem a madrugada. Em sua 7ª edição, a Virada deste ano deve apostar na diversidade de atrações, a exemplo das bem-sucedidas edições anteriores. Em 2010, o orçamento para o evento foi recorde --R$ 8 milhões.

::VIRADA CULTURAL PAULISTA (13 e 14 de maio): O evento que leva atrações culturais gratuitas para cidades do Estado de São Paulo --incluindo regiões do interior, Baixada Santista e do ABC-- chega à 5ª edição em 2011. No ano passado, a Virada passou por 30 cidades e contou com 1.077 atrações e orçamento recorde de R$ 6,5 milhões.

::FLIP (6 a 10 de julho): A Festa Literária Internacional de Paraty ainda não tem atrações nem homenageado confirmados, mas tem novo curador: Manuel da Costa Pinto, crítico literário e jornalista, assumiu em outubro passado o posto de Flávio Moura. Em 2010, a Flip teve entre seus convidados a peruana Isabel Allende, os cartunistas norte-americanos Robert Crumb e Gilbert Shelton, o iraniano Salman Rushdie e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

::FIT (6 a 16 de julho): O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT), no interior de São Paulo, é um dos mais tradicionais do país. Em 2010, ano em que completou 10 anos de existência, apresentou seis espetáculos internacionais e 33 nacionais em 12 espaços ao ar livre e nove locais fixos.

::BIENAL DO MERCOSUL (início/set. a meados/nov.): Em setembro será inaugurada a 8ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. A curadoria será do colombiano José Roca, que esteve na equipe da 27ª Bienal de São Paulo, em 2006. A mostra terá como título "Ensaios de Geopolítica" e abordará temas como autonomia política e territorial, mapeamento, colonização, fronteira, aduana, alianças transnacionais, construções geopolíticas, localidade, viajantes cientistas, botânica e política. Os artistas participantes ainda não foram anunciados, apenas o homenageado: o chileno Eugenio Dittborn.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento