Topo

Ator do musical "Homem-Aranha" teve sorte em sobreviver após queda, diz pai

Vista externa do Foxwoods Theater, onde é encenado o musical do Homem-Aranha - Justin Lane / EFE
Vista externa do Foxwoods Theater, onde é encenado o musical do Homem-Aranha Imagem: Justin Lane / EFE

Da Redação

27/12/2010 11h30

Os ferimentos sofridos pelo ator Christopher Tierney -- que despencou de cerca de 9 metros de altura há uma semana, durante a pré-estreia do musical "Spider-Man: Turn Off the Dark" na Broadway -- poderiam ter sido bem piores, disse o pai do ator, Timothy Tierney, em entrevista ao jornal The New York Times neste domingo (26).

O dublê Christopher Tierney, ator e dançarino de 31 anos, quebrou quatro costelas e uma vértebra. Segundo seu pai, os médicos disseram que se o ator não tivesse rolado seu corpo no ar, posicionado de forma como se estivesse agachado, os ferimentos seriam bem piores.

  • AP Photo/OnLocationVacations.com, John Matthews

    O ator Christopher Tierney é levado a uma ambulância após sofrer queda durante o musical do Homem-Aranha na Broadway (20/12/2010)

"Há pessoas que caem de alturas inferiores a que caiu Chris e sofrem ferimentos bem mais graves, até mesmo fatais", disse o pai do ator em entrevista ao jornal norte-americano.

Após passar por cirurgia na coluna, o ator voltou a dar os primeiros passos na última sexta-feira.

O acidente com Christopher ocorreu durante uma das cenas finais de “Spider-Man”, quando o super-herói parece estar correndo para a beirada de uma plataforma elevada acima do palco ao tentar resgatar a heroína da peça, Mary Jane Watson, que está amarrada e pendurada sob a plataforma. Tierney perdeu o apoio e caiu da plataforma.
 
Logo após o acidente, as luzes do teatro foram apagadas. Um anúncio primeiro disse que haveria um intervalo na apresentação, depois que ela estava encerrada. Tierney foi levado em uma maca até uma ambulância e dali para o Bellevue Hospital Center.

Este foi o quarto caso de ferimento de atores no musical orçado em 65 milhões de dólares (R$ 110 milhões) -- o mais caro produzido até hoje. Uma das atrizes principais sofreu uma concussão na primeira apresentação de pré-estreia da peça, em 28 de novembro, e dois atores que interpretam o Homem-Aranha se feriram devido a uma técnica de arremesso que visa lançá-los para o outro lado do palco.

O espetáculo com músicas escritas por Bono e The Edge, da banda U2, voltou a ser encenado na Broadway em uma apresentação gratuita na última quinta-feira (23). Duas apresentações marcadas para quarta-feira foram canceladas por conta da queda, enquanto o sistema de cabos e cintos usados por atores e dublês era reavaliado. Segundo o New York Times, houve perda de cerca de 400 mil dólares em venda de ingressos.