Topo

Prédio histórico no centro de SP recebe obras de artistas jovens

A segunda turma da temporada 2010 do projeto "House of Art": nova exposição abre para o público nesta segunda (20) - Divulgação/Cortesia "House of Art"
A segunda turma da temporada 2010 do projeto "House of Art": nova exposição abre para o público nesta segunda (20) Imagem: Divulgação/Cortesia "House of Art"

Da Redação

20/12/2010 07h00

Projeto que transforma o edifício Sampaio Moreira, no centro de São Paulo, em residência artística e espaço expositivo, o "House of Art" abre nesta segunda-feira (20) mostra com obras de sua segunda turma, depois dos artistas que ocuparam o prédio em mostra encerrada em novembro. Ao todo, os trabalhos produzidos por seis artistas poderão ser vistos até o fim de janeiro de 2011.

Fazem parte deste segundo grupo os artistas Clara Ianni, Felipe Salem, Guilherme Peters, Jaime Lauriano, Marcos Brias e Sofia Borges, que trabalharam com esculturas, instalações, projeções e fotografias, inclusive do entorno --Clara Ianni apontou a lente de sua câmera para a praça em frente ao prédio e produziu uma série de imagens a partir da passagem dos transeuntes por um quadrado de linha branca fixado num local central da rua. O registro de performances também faz parte dos planos de alguns dos artistas.

Além da mostra principal, as visitas gratuitas podem também ser feitas aos estúdios dos artistas e à galeria transitória, localizada no décimo andar e que serve como "incubadora" de projetos em desenvolvimento. Nela, os artistas e a curadora Luisa Duarte podem testar e avaliar cada trabalho.

O novo grupo sucede o que ocupou o prédio nos meses de setembro e outubro, ação que resultou na mostra “Notas de Um Processo - Tentativa e Aposta”, que ficou em cartaz de 24 de outubro a 30 de novembro último.

Projeto imersivo
O projeto é uma residência artística que teve sua primeira edição mundial no Brasil em São Paulo, no mês de novembro de 2009. Na ocasião, 10 artistas --entre brasileiros e estrangeiros-- ocuparam durante um mês o edifício do Hotel Central, na avenida São João. Em 2010, o "House of Art" realiza duas edições em novo endereço, o Edifício Sampaio Moreira, e conta com a participação de 12 artistas, sendo todos eles moradores da cidade de São Paulo. Além do Brasil, estão previstas para os próximos meses residências em países como Portugal, Austrália, Estados Unidos e França.