Topo

Teatro Oficina ocupa terreno alvo de disputa com série de apresentações gratuitas

José Celso Martinez Corrêa durante apresentação de "O Banquete" no Teatro Oficina, em SP - Lenise Pinheiro / UOL
José Celso Martinez Corrêa durante apresentação de "O Banquete" no Teatro Oficina, em SP Imagem: Lenise Pinheiro / UOL

Da Redação

17/12/2010 07h00

Após conseguir o empréstimo temporário de terreno vizinho ao do Teatro Oficina -- motivo de disputa de mais de 30 anos entre a companhia e o Grupo Silvio Santos --, o diretor José Celso Martinez Corrêa apresenta, entre esta sexta-feira (17) e a próxima segunda (20), quatro peças que fazem parte do projeto "Dionísicas 2010" em tenda armada no local, chamada de Teatro de Extádio.

As apresentações, todas gratuitas, comemoram também o tombamento do prédio, localizado no bairro do Bexiga e projetado da arquiteta Lina Bo Bardi.

O grupo abre a série de apresentações esta sexta com a peça "Taniko, o Rito do Mar", às 20h. No sábado é apresentada "Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!!", às 18h, enquanto "Bacantes" é encenada no domingo, também às 18h. "O Banquete" encerra a temporada especial do Oficina na segunda, às 19h. Os ingressos para cada peça são distribuídos duas horas antes do evento na sede da companhia.

  • Reprodução / http://teatroficina.uol.com.br

    Tenda montada em terreno vizinho ao Oficina, que será ocupado temporariamente pelo grupo, no bairro do Bexiga, região central de São Paulo

"Taniko" é um espetáculo baseado em peça de Zen Chico (1363-1443), dançarino japonês criador do Teatro Nô. Já "Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!!" (veja o diretor apresentando a peça) narra a vida e a obra da atriz Cacilda Becker, enquanto "Bacantes" reconstitui o ritual de origem do teatro em 25 cantos e cinco episódios. "O Banquete" é a recriação do clássico diálogo de Platão sobre Eros, feito em forma de versos musicados.

Desde maio, as quatro peças que compõem o "Dionísicas" foram apresentadas em Brasília, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. De acordo com o grupo, os espetáculos voltam a São Paulo transformados pelo contato com as mais de 30 mil pessoas que assistiram às peças. Em janeiro, o Oficina leva as peças para Fortaleza.
 


"DIONÍSICAS 2010" NO TEATRO DE EXTÁDIO
Quando:
de 17 a 20/12
Onde: Teatro de Extádio, montado ao lado do Teatro Oficina (rua Jaceguay, 520, Bexiga. Tel: 0/xx/11 3104-0678). Capacidade para 2 mil lugares. Acesso para cadeirantes. Entrada pelo Teatro Oficina.
Quanto: entrada gratuita. Retirar ingressos na sede do Teatro Oficina duas horas antes do início de cada espetáculo.

::Programação

Sexta-feira (17/12)
20h - "Taniko, o Rito do Mar"
Duração:
1h40, sem intervalo
Recomendação etária sugerida: Livre para todas as idades

Sábado (18/12)
18h - "Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!!"

Duração: 6h, com dois intervalos
Recomendação etária sugerida: 16 anos

Domingo (19/12)
18h - "Bacantes"

Duração: 6h, com dois intervalos
Recomendação etária sugerida: 16 anos

Segunda-feira (20/12)
19h - "O Banquete"
Duração: 3h45, sem intervalo
Recomendação etária sugerida: 18 anos