Topo

Seminário em SP discute jornalismo cultural e novas tecnologias

Da Redação

08/12/2010 07h00

Entre esta quarta e sexta-feira (10), São Paulo recebe o Seminário Internacional Rumos de Jornalismo Cultural. Em sua terceira edição, o evento discute a prática do jornalismo cultural diante de mudanças oriundas das novas tecnologias. 
 
Para debater o assunto foram convidados representantes de publicações internacionais, como a revista "The New Yorker" e o jornal The Guardian, de veículos nacionais, como o portal UOL, o jornal Folha de S.Paulo e a revista "Rolling Stone" brasileira, além do cineasta Cao Guimarães e do escritor Humberto Werneck.
 
Entre os temas das mesas de debate estão a crítica cultural, as possíveis narrativas frente às mídias digitais e a busca pela audiência dentro do jornalismo cultural. A curadoria é da jornalista Rachel Bertol. Veja abaixo a programação do evento. 
 
O Seminário é parte do programa Rumos Itaú Cultural, criado em 1997 com o objetivo de apoiar a produção artística e intelectual brasileira. Para quem participar de pelo menos cinco mesas do seminário será entregue um certificado que deve ser retirado a partir de 20 de janeiro de 2011 no Itaú Cultural.
 

pRINCÍPIOS iNCONSTANTES - 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL RUMOS DE JORNALISMO CULTURAL
Quando: de 8 a 10/12
Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 149. Tel.: 0/xx/11 2168-1700). www.itaucultural.org.br
Quanto: gratuito. Não há inscrição antecipada. Ingressos são distribuídos com 30 minutos de antecedência no próprio local. Lotação: 247 lugares.
 
|PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO|
 
::Quarta-feira 8/12
17h30 - O Valor da Crítica 
Com Fabio Malini (UFES - Uni Federal do Epírito Santo e ativista do Fórum de Mídia Livre), Luís Antônio Giron (jornalista e escritor, editor da seção de livros da revista "Época") e Stuart Stubbs (fundador e editor da publicação britânica mensal "Loud and Quie"). Mediação: Jeder Janotti (professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA). 
 
A mesa de abertura do seminário coloca em questão a crise da crítica, os novos sentidos e os mecanismos e processos de validação na mídia tradicional e nos meios digitais.
 
19h30 - A Cultura de Ícones – Interações 
Com Juan Freire (professor titular na Universidade de La Coruña, responsável pela cátedra de Economia Digital da Escola de Organização Industrial, de Madri) e Mia Consalvo (presidente da Associação de Pesquisadores da Internet -- Aoir -- e professora do programa Comparative Media Studies do Massachusetts Institute of Technology -- MIT --, nos EUA). Mediação: Rachel Bertol (jornalista, colaboradora do jornal Valor Econômico para o suplemento cultural e curadora do 3º Seminário Rumos Jornalismo Cultural).
 
Mesa discute a mudança do que se entende por  ícone, intelectual e cultural, na era digital. 
 
20h30 - Lançamento das publicações Rumos Jornalismo Cultural 2009-2010
 
::Quinta-feira 9/12 
17h30 - O Editor e as Possíveis Narrativas 
Com Alex Needham (jornalista, crítico e editor de cultura do site guardian.co.uk, do jornal britânico The Guardian); Jan Fjeld (diretor de showbiz do UOL) e Marcelo Costa (editor do site de música "Scream & Yell" e integrante da equipe de coordenação da primeira página do iG). Mediação: Fernanda Ceravolo (portal Terra América Latina).
 
Mesa discute os requisitos de um profissional de jornalismo diante das novas possibilidades de exibir um conteúdo na web e a relação deste conteúdo com o público leitor. 
 
19h30 - Audiência: Renovar para Preservar
Com Blake Eskin (editor de web da The New Yorker); Marcos Strecker (jornalista, crítico e editor de mídias sociais da Folha de S.Paulo) e Pablo Miyazawa (jornalista, editor da "Rolling Stone Brasil"). Mediação: Cassiano Elek Machado (jornalista e cientista social, diretor editorial da CosacNaify).
 
Mesa discute os princípios do jornalismo cultural em momento em que entretenimento e jornalismo se confundem.
 
::Sexta-feira 10/12 
17h30 - Criatividade e Narrativas – Fundamentos 
Com Cao Guimarães (cineasta, diretor de filmes como "Andarilho" e "Acidente e Da Janela do Meu Quarto"); Humberto Werneck (jornalista e escritor, autor de "O Santo Sujo – A Vida de Jayme Ovalle" e "O Desatino da Rapaziada") e José Castello (jornalista e escritor, colunista do jornal O Globo). Mediação: Claudiney Ferreira (jornalista e gestor do Itaú Cultural para as áreas de literatura e jornalismo, na qual é responsável pelo programa Rumos Jornalismo Cultural).
 
Mesa reflete sobre o risco de um repórter de cultura de se anular diante da agenda da indústria cultural.
 
19h30 - A Cultura de Ícones II – Percepções 
Com João Carlos Salles (professor do Depto de Filosofia da UFBA) e Kenneth Goldsmith (editor e fundador do site UbuWeb, professor da Universidade da Pensilvânia). Mediação: Giselle Beiguelman (midiartista, professora dos cursos de pós-graduação em comunicação e semiótica e tecnologias da inteligência e design digital da PUC/SP).
 
A mesa final do seminário discute o papel do jornalismo cultural frente às novas maneiras encontradas pelo público para acessar e produzir bens culturais.
 
 
Para mais informações sobre o seminário visite o site oficial do evento.