Topo

Dia do Palhaço é comemorado com série de atividades a partir desta quarta (8) em SP

Com Domingos Montagner (esq.) e Fernando Sampaio, Cia. La Mínima apresenta espetáculo "Reprise" às 19h30 de domingo (12) - Divulgação/Carlos Gueller
Com Domingos Montagner (esq.) e Fernando Sampaio, Cia. La Mínima apresenta espetáculo "Reprise" às 19h30 de domingo (12) Imagem: Divulgação/Carlos Gueller

Da Redação

07/12/2010 07h00Atualizada em 10/12/2010 09h17

O vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista, vai se transformar em um grande picadeiro de quarta-feira (8) a domingo (12). O espaço vai receber a 2ª edição da Revirada, que celebra o Dia do Palhaço, comemorado no dia 10. Artistas brasileiros e latino-americanos se reúnem para apresentações grátis. A lona do evento, cujo tema deste ano é Circo, fica em frente ao prédio dos Correios e a programação ainda prevê atividades de rua pelo Bulevar São João --calçadão entre o vale e o Largo do Paissandu.

Na quinta-feira (9), às 13h, os uruguaios do Pambazos Bros. apresentam o espetáculo interativo "La Mutante Varieté", um cabaré de números cômicos que recorrem ao humor das feiras de horrores itinerantes que visitavam as cidades no começo do século 20. Do Chile, o grupo El Kote traz o espetáculo “Aquí el Único Animal Soy Yo”. O solo, que será apresentado dia 10 de dezembro, às 15h, reúne técnicas de malabarismo e improvisação.

O Chacovachi, um dos mais tradicionais palhaços de rua da Argentina, faz sua segunda apresentação em São Paulo, desta vez trazendo o espetáculo “Cuidado, Un Payaso Malo Puede Arruinar Tu Vida”. A performance será apresentada dia 10, às 16h30, e dia 11, às 13h.

Do Brasil, marcam presença na Revirada os cariocas do Coletivo Nopok, criado em 2007, a partir da pesquisa de seus integrantes sobre o universo do circo e da comicidade. Para o evento, o grupo traz “No Pocket - Um espetáculo Para Todos os Bolsos”, que utiliza técnicas de malabares e de equilíbrio. Apresentações de grupos conhecidos como o LaMínima --da premiada peça "A Noite dos Palhaços Mudos"-- e Irmãos Becker também integram a programação.

Duas atrações que haviam sido anunciadas pela organização do evento tiveram de ser canceladas --a performance do grupo Acrobático Fratelli nas fachadas de prédios do vale, na quarta-feira (8), dia da abertura, e as apresentações do grupo belga “Shake That”, dias 10 e 11, às 21h. 

  • Divulgação

    Um dos palhaços brasileiros há mais tempo em atividade, Picolino 2º leva seu humor ao Centro de Memória do Circo

Mais palhaçada
A Revirada Circo agrega outras ações com foco circense como a 5ª Palhaçaria Paulistana, que também acontece de 8 a 12 de dezembro. Sob o tema diversidade cultural, o Palhaçaria reunirá 250 artistas em números tradicionais e modernos, de todos os estilos circenses, além de músicos e grafiteiros. O homenageado do ano é o palhaço Picoly, com 86 anos de idade e 80 de atuação em circos pelo Brasil.

Já o Centro de Memória do Circo, na Galeria Olido, irá integrar a programação da Revirada com uma apresentação especial marcada para dia 10, às 19h, na Sala Olido. O espetáculo reunirá duas gerações de artistas circenses: aqueles criados em picadeiros integrados ao ofício naturalmente e jovens frequentadores dos cursos ministrados pelos Doutores da Alegria e pela Escola São Paulo de Teatro. Serão encenados diversos esquetes pelos alunos e pela velha guarda. O ator Pascoal da Conceição é o mestre de cerimônias. Interpretando o escritor modernista Mario de Andrade, grande entusiasta de circo, Conceição apresenta os números, que têm início com as palavras dos mestres-palhaços, intercaladas por entradas e piadas do palhaço Picolino 2º.


2ª REVIRADA
Quando:
de 8 a 12 de dezembro, em diversos horários
Onde:  lona no vale do Anhangabaú --em frente ao prédio dos Correios-- e atividades de rua no Bulevar São João (calçadão entre o vale e o Largo do Paissandu)
Quanto: grátis
Mais informações: 0/xx/11/3875-4216 e site da Prefeitura de São Paulo.