Topo

Christian Cravo expõe em São Paulo 60 fotografias feitas no Haiti

"Nos Jardins do Éden" exibe 60 fotografias de Christian Cravo no Instituto Tomie Ohtake (SP); imagem feita em Plaine du Nord (2009), na região norte do Haiti (110 x 165 cm) - Christian Cravo/Cortesia MAM-BA
"Nos Jardins do Éden" exibe 60 fotografias de Christian Cravo no Instituto Tomie Ohtake (SP); imagem feita em Plaine du Nord (2009), na região norte do Haiti (110 x 165 cm) Imagem: Christian Cravo/Cortesia MAM-BA

Da Redação

07/12/2010 11h28

O fotógrafo baiano Christian Cravo realizou, desde 2001, mais de 20 viagens ao Haiti. Das excursões ao país da América Central resultaram as 60 imagens que compõem "Nos Jardins do Éden", inaugurada nesta terça-feira, às 20h (para convidados), no Instituto Tomie Ohtake (SP). A mostra é uma versão ampliada da apresentada no MAM-BA, em Salvador, entre abril e maio deste ano.

As fotos da exposição foram selecionadas de seu terceiro livro homônimo, que será lançado na capital paulista na abertura, contendo a série completa do fotógrafo sobre o Haiti.

Neste ensaio, Cravo investiga os rituais dos peregrinos do vodu, religião oficial haitiana, e produz um testemunho sobre o povo e a beleza do interior do país. Em seu percurso, ele passou por Grota de São Francisco de Assis, uma cova histórica localizada perto do povoado de Saint-Michel de l'Atalaye, onde são feitas oferendas; esteve nas cascatas e cachoeiras de Sodo, perto de Ville Bonheur, ao norte do que agora estão as ruínas da cidade de Porto Príncipe. Participou ainda da festa de São Jacques em Plaine du Nord, na qual os devotos se juntam em torno de uma poça de lama e através de transes e convulsões glorificam o sacrifício com o derramamento de sangue de animais domésticos. E, finalmente, conheceu a manifestação à Santa Filomena, patrona dos viajantes em Bord-de-Mer-de-Limonade.

Também integra a exposição "Testemunho do Silêncio", uma projeção de 25 minutos com imagens realizadas um mês após o terremoto ocorrido em janeiro de 2010 naquele país.

Nascido em 1974 em Salvador (BA), Christian Cravo é neto do escultor Mario Cravo Junior e filho do fotógrafo Mario Cravo Neto.


"NOS JARDINS DO ÉDEN", POR CHRISTIAN CRAVO
Quando:
7 de dezembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011. Ter. a dom., das 11h às 20h
Onde:  Instituto Tomie Ohtake (av. Brig. Faria Lima, 201 --entrada pela r. Coropés--, Pinheiros, São Paulo-SP)
Quanto: grátis
Mais informações: 0/xx/11/2245-1900