Topo

Artista é monitorado por câmera durante 20 dias enquanto cria exposição em SP

Tony de Marco escreve a frase "Sorria, você está sendo filmado" em parede da "galeria", em São Paulo, no primeiro dos vinte dias de projeto (02/12/2010) - Willians Valente / UOL
Tony de Marco escreve a frase "Sorria, você está sendo filmado" em parede da "galeria", em São Paulo, no primeiro dos vinte dias de projeto (02/12/2010) Imagem: Willians Valente / UOL

ADRIANA TERRA<br>Da Redação

04/12/2010 00h10

Com a popularidade de reality shows e TwitCams, acompanhar atividades alheias, rotineiras ou não, tornou-se um hábito. Transpondo isso para o universo das artes, o brasileiro Tony de Marco resolveu fazer do processo de criação de uma obra o mote de sua exposição "Aliendígena". Ele se dispôs a passar 20 dias sendo filmado enquanto pinta os 220 m² -- incluindo paredes, vitrines e teto -- de um espaço recém-aberto, chamado "galeria", em São Paulo.

  • Willians Valente / UOL

    Telão mostra Twitcam durante a "festa de confinamento" em São Paulo (02/12/2010)

O confinamento é em regime "semiaberto", já que Tony passará "o tempo que aguentar" na galeria, mas não pensa em dormir no local. "Pintar 220 m²  já é tortura suficiente", diz.

"Ganhei a prova do líder", justificou, na noite da última quinta-feira (2), quando ocorreu a "festa do confinamento" que marcou a abertura do projeto.

"No meu Reality Art Show só ganha a prova do líder quem desce a tinta no paredão", brincou o artista em seu perfil no Twitter, usando termos do BBB.

A ideia de mostrar os bastidores de uma exposição foi sugestão de Tony. "Eles [os donos da galeria] me perguntaram o que eu faria ali quando alugaram o espaço, aí eu já saí delirando".

SOBRE O ARTISTA

Tony de Marco é designer e coeditor da revista sobre tipografia "Tupigrafia". Seu ensaio “São Paulo No Logo”, que documentou a desmontagem das propagandas na capital paulista após a Lei Cidade Limpa, esteve este ano na Expo Xangai. Algumas fotos desse ensaio foram também usadas pelo cineasta Win Wenders em "Palermo Shooting" (2008).

Durante o processo, uma câmera grava o trabalho do artista. A ideia é que essa câmera fique a maior parte do tempo presa em um capacete na cabeça de Tony, mostrando o ponto de vista dele e o desenho surgindo nas paredes. É possível acompanhar o processo via TwitCam (informações sobre as transmissões no Twitter do artista) ou ir à galeria, todos os dias entre 11h e 19h, e ver Tony trabalhando de perto.

Depois de terminado o projeto, dia 22 de dezembro, "Aliendígena" fica em exposição até 1º de fevereiro de 2011 na nova "galeria" -- uma extensão das lojas El Cabriton e Megusta, localizada na região dos Jardins.


"ALIENDÍGENA"
Quando:
de 2 a 22/12 (exposição com o artista pintando ao vivo, todos os dias das 11h às 19h) e de 22/12 a 01/02/2011 (exposição com o trabalho concluído)
Onde: "galeria" (r. Augusta, 2052. Tel.: 0/xx/11 3062-4721) e via TwitCam. Para informações sobre as transmissões, visite o Twitter do artista
Quanto: entrada gratuita