Topo

Rio comemora Dia do Samba com shows na Central do Brasil e tradicional trem no sábado; veja programação

A Velha Guarda da Portela (foto) é uma das atrações do 15º Trem do Samba no Rio - Luciana Whitaker/Folhapress
A Velha Guarda da Portela (foto) é uma das atrações do 15º Trem do Samba no Rio Imagem: Luciana Whitaker/Folhapress

Da Redação

02/12/2010 07h00

Comemorado nesta quinta-feira (2), o Dia Nacional do Samba é lembrado com diversos eventos pelo Brasil. No Rio de Janeiro, um dos maiores e mais tradicionais é o Trem do Samba, que está em sua 15ª edição. A estação Central do Brasil recebe shows esta quinta e no sábado (4), dia no qual ocorrem os tradicionais passeios de trem ao som de samba. Os vagões têm como destino o bairro de Oswaldo Cruz, onde são montados três palcos. Rodas de samba também acontecem simultaneamente aos shows. 

  • Divulgação

    O compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do Trem do Samba

A partir das 19h desta quinta, no palco da estação Central do Brasil, o compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do evento, recebe a Velha Guarda da Portela, Velha Guarda do Império Serrano, Jongo da Serrinha, Mauro Diniz, Serginho Procópio e Renatinho Partideiro.

Já no sábado (4), a partir das 11h, Marquinhos recebe Wilson Moreira e Nelson Sargento, além das Velhas Guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel e a bateria do Mestre Faísca.

O embarque nos trens especiais (veja a programação abaixo) pode ser feito mediante a troca de 1 kg de alimento não perecível, a partir das 9h do sábado na estação Central do Brasil. A troca é limitada a três mil pessoas e os alimentos arrecadados são doados para o Banco Rio de Alimentos, do Programa Fome Zero. Os foliões também podem viajar comprando uma passagem de trem no valor regular de R$ 2,50. O primeiro trem sai às 13h30, seguido por viagens às 14h e 14h30, encerrando o evento na estação Central do Brasil.

Palcos em Oswaldo Cruz
Sábado (4) no bairro de Oswaldo Cruz, três palcos recebem shows a partir das 14h. No primeiro, ao lado da via férrea, Marquinhos recebe  sambistas consagrados como Noca da Portela,  Delcio Carvalho e o Pagode da Tia Doca. No segundo (rua Átila da Silveira), Marquinhos de Oswaldo Cruz relembra os anos de ouro do Cacique de Ramos com os Partideiros do Cacique e  Sombrinha. Ainda neste palco, Marquinhos canta com Toninho Gerais, Tia Surica e Zé Luiz do Império.

No terceiro palco (pça. Paulo da Portela) há shows com grupo Descendo a Serra, Ari do Cavaco, as Velhas Guardas do Império Serrano, Salgueiro, Mangueira e Vila Isabel. Fechando a noite, a Velha Guarda da Portela faz show em homenagem ao bairro de Oswaldo Cruz. Mais informações pelos telefone 0/xx/21/3826-0140 e pelo site www.tremdosamba.com.br.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS DA 15ª EDIÇÃO DO TREM DO SAMBA

::2/12Shows na estação Central do Brasil a partir das 19hAtrações: Velha Guarda da Portela e do Império Serrano, Jongo da Serrinha, Mauro Diniz, Serginho Procópio e Renatinho Partideiro
::4/12Shows na estação Central do Brasil a partir das 11hAtrações: Bateria do Mestre Faísca, Wilson Moreira, Nelson Sargento, Velhas Guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel
 Shows no bairro de Oswaldo Cruz a partir das 14hAtrações: Marquinhos de Oswaldo Cruz, Noca da Portela,  Delcio Carvalho, Pagode da Tia Doca, Partideiros do Cacique, Sombrinha, Toninho Gerais, Tia Surica, Zé Luiz do Império, Descendo a Serra, Ari do Cavaco, Velhas Guardas do Império Serrano, Salgueiro, Mangueira, Vila Isabel e Portela

VEJA A PROGRAMAÇÃO DOS TRENS DA 15ª EDIÇÃO DO TREM DO SAMBA

1º Trem – Saída: 13h30min (Plataforma 2B)Carro 1 – Bloco dos Cachaças
Carro 2 – Pagode do Renascença
Carro 3 – Pagode do Nelsinho e da Wilma
Carro 4 – Clube do Samba
Carro 5 – Bloco Manga Preta
Carro 6 – Embaixadores da Folia
Carro 7 – Cacique de Ramos
Carro 8 – Democráticos de Guadalupe
2º Trem – Saída: 14h (Plataforma 2A)Carro 1 – Grupo Autonomia
Carro 2 – Bateria do Mestre Faísca
Carro 3 – Pagode do Sambola
Carro 4 – Parados na Ponte
Carro 5 – Bip Bip
Carro 6 – Pago do João
3º Trem – Saída: 14h30min (Plataforma 2A)Carro 1 – Grupo Nossa Arte
Carro 2 – Bip Bip
Carro 3 – Locomotivas do Samba
Carro 4 – Grupo Senzala
Carro 5 – Agenda Samba Choro
Carro 6 – Criolice
Carro 7 – Galeria Velha Guarda da Portela
Carro 8 – Grupo Regente