Topo

Brasileiro Neguin vence campeonato internacional de b.boys em Tóquio

O b.boy brasileiro Neguim, vencedor do Red Bull BC One 2010 - Cortesia Red Bull BC One
O b.boy brasileiro Neguim, vencedor do Red Bull BC One 2010 Imagem: Cortesia Red Bull BC One

Da Redação

27/11/2010 14h40

O b.boy brasileiro Neguin ganhou este sábado (27) em Tóquio, no Japão, a competição internacional de break dance Red Bull BC One. O brasileiro venceu o holandês Just Do It na última batalha. A final do campeonato de dança de rua na capital japonesa teve a participação de 16 b.boys, que batalharam individualmente, cada disputa sendo avaliada por um júri. Neguin ganhou 4 dos 5 votos dos jurados na final.

O brasileiro de 22 anos desbancou b.boys apontados como favoritos no campeonato, como o norte-americano Thesis. Neguin é de São Paulo e integra a crew -- como são chamados os grupos de b.boys -- Tsunami All Stars. Ele participou pela segunda vez do evento, que teve também em sua final este sábado o paraense Kapu, de 24 anos, que deixou a final na primeira rodada. 
 
A competição em Tóquio foi disputada pelos b.boys Keyz e Marcio, da França; Airdit, da Alemanha; Just Do It, da Holanda; Taisuke e Toshiki, do Japão; Beast and Kill, da Coréia do Sul; Kleju, da Polônia; Pluto, da Ucrânia; Gravity, Luigi e Thesis, dos Estados Unidos; e Lil G, da Venezuela.  
 
O Red Bull BC One é realizado desde 2004. Em 2006 sua decisão final ocorreu no Brasil. 
 
Sobre a dança
O break dance é um estilo de dança de rua caracterizado por três tipos de movimentos: o top rock, feito quando os b.boys estão dançando em pé; o footwork, parte em que os dançarinos estão no chão; o freeze, quando os b.boys páram por alguns segundos em um movimento; e os power moves, movimentos de giro ou acrobáticos.
 
Outras modalidades de dança dentro do universo hip hop são o popping, estilo difundido com o passo "moonwalk", de Michael Jackson; o locking, no qual os dançarinos fazem movimentos rápidos e seqüenciais com os braços; e o rocking, este último mais próximo do breaking, por ter as mesmas influências iniciais, como danças africanas.