Brasileiros disputam campeonato mundial de break dance este sábado (27) em Tóquio

Dois b.boys brasileiros estão na final de uma competição mundial de break dance que ocorre este sábado (27) em Tóquio. Neguin e Kapu disputam, ao lado de outros 14 dançarinos, a competição Red Bull BC One, que ocorre desde 2004. Nesta edição, a batalha final dos b.boys ocorre no estádio de Yoyogi, em Tóquio. Em 2006, a capital paulista sediou a disputa final do evento.
O b.boy Neguin tem 22 anos e é de São Paulo, da crew -- como são chamados os grupos de b.boys -- Tsunami All Stars. Ele participa pela segunda vez do evento. Já Kapu tem 24 anos e é paraense. Ele integra a Amazon Crew.
O b.boy paraense Kapu, que disputa competição mundial de break dance em Tóquio, no Japão
A competição em Tóquio define um vencedor por meio da avaliação de um júri especializado, que leva em conta o desempenho dos dançarinos em batalhas travadas entre os competidores.
Estão também na final do evento os b.boys Keyz e Marcio, da França; Airdit, da Alemanha; Just Do It, da Holanda; Taisuke e Toshiki, do Japão; Beast and Kill, da Coréia do Sul; Kleju, da Polônia; Pluto, da Ucrânia; Gravity, Luigi e Thesis, dos Estados Unidos; e Lil G, da Venezuela.
A final do evento pode ser acompanhada pela web, a partir das 8h, no site oficial do campeonato, que terá transmissão ao vivo.
Sobre a dança
O breaking é um estilo de dança de rua caracterizado por três tipos de movimentos: o top rock, feito quando os b.boys estão dançando em pé; o footwork, parte em que os dançarinos estão no chão; o freeze, quando os b.boys páram por alguns segundos em um movimento; e os power moves, movimentos de giro ou acrobáticos.
Outras modalidades de dança dentro do universo hip hop são o popping, estilo difundido com o passo "moonwalk", de Michael Jackson; o locking, no qual os dançarinos fazem movimentos rápidos e seqüenciais com os braços; e o rocking, este último mais próximo do breaking, por ter as mesmas influências iniciais, como danças africanas.