Entretenimento

Galeria de SP recebe feira de arte e mostra coletiva neste fim de semana

Reprodução
Vista geral da feira "Tijuana"; 2ª edição acontece neste fim de semana em São Paulo Imagem: Reprodução

Da Redação

25/11/2010 13h28

A Galeria Vermelho (SP) realiza,  somente neste dias 26 e 27 de novembro, a feira de arte impressa "Tijuana". A segunda edição da feira terá a participação de editoras brasileiras e estrangeiras, lançamentos de livros de artistas e de publicações, ações, conversas e projeções de filmes. Ao mesmo tempo, o espaço recebe a mostra coletiva “Livre Tradução” com trabalhos de Gabriela Albergaria, Detanico Lain, Fabio Morais, Odires Mlászho, Ana Maria Tavares e os artistas participantes da 29ª Bienal de São Paulo Rosângela Rennó, Daniel Senise, Marilá Dardot e Maurício Ianês. A exposição segue em cartaz até 22 de janeiro de 2011.

Projeto criado em 2007, a "Tijuana" apresenta obras impressas cujo suporte as diferencia dos formatos tradicionais de obras como pintura, fotografia e escultura.  Durante a feira, trabalhos como livros de  artista, gravuras, pôsteres, vinis e DVDs são produzidos, apresentados e comercializados. O projeto recebe também lançamentos de diversos tipos de publicações de artistas e de projetos editoriais. Mais ampla em relação à edição de 2009, a programação inclui ainda discussões, projeções de filmes, performances e concertos.

Já a mostra coletiva "Livre Tradução", última exposição da Vermelho este ano, apresenta obras que utilizam procedimentos técnicos próximos aos empregados em livros, catálogos e enciclopédias, como aforismos, citações, notas de rodapé, releituras, traduções ou verbetes. É o caso da série "Trianon" (2010), da portuguesa Gabriela Albergaria, que apresenta uma catalogação impressa sobre madeira de algumas das árvores naturais do parque Trianon, como Pau Ferro, Araribá Rosa, Jatobá e Jequitibá.

  • Reprodução

    Trabalhos da série "Solipsistas", de Maurício Ianês, que participa da mostra coletiva "Livre Tradução" na Galeria Vermelho. Até 22/1/2011 (r. Minas Gerais, 350; inf.: 0/xx/11/3138-1520)

Artista que ficou nu na Bienal de 2008, Maurício Ianês apresenta duas novas obras que empregam conteúdos filosóficos e literários. Ianês retoma os aforismos publicados no "Tractatus Logico-Philosophicus" [obra referência da filosofia no século passado] de Ludwig Wittgenstein (1889-1951), sobrepondo a versão original em alemão à sua tradução para o português. Ele evidencia três dos aforismos que aparecem nas últimas páginas do livro a partir de uma ordem hierárquica. Procedimento parecido aparece na série "Marulho" (2006), de Marilá Dardot, que evidencia frases acerca do esquecimento retiradas de livros do argentino Jorge Luis Borges (1899-1986) e dos americanos T.S. Elliot (1888-1965) e Ezra Pound (1885-1972). Dardot apresenta também a instalação "Glossário - Para Viver nas Grandes Cidades" (2008).

A coletiva conta ainda com obras de Detanico Lain, Odires Mlászho, Fabio Morais, Rosângela Rennó, Daniel Senise e  Ana Maria Tavares.


2ª FEIRA DE ARTE IMPRESSA "TIJUANA" E MOSTRA COLETIVA "LIVRE TRADUÇÃO" - GALERIA VERMELHO (SP)
Quando: Feira acontece nos dias 26 e 27/11 (sex., das 19h às 22h, e sáb., das 11h às 20h). Mostra segue até 22/1/2011 (ter. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 17h). A galeria permanecerá fechada de 22/12/2010 a 10/1/2011
Onde: r. Minas Gerais, 350, São Paulo-SP
Quanto: Grátis
Informações: 0/xx/11/3138-1520, e-mail info@galeriavermelho.com.br e site da Galeria Vermelho.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo