Pioneiro da videoarte, norte-americano Tony Oursler abre mostra no Rio

Considerado um dos principais videoartistas do mundo, o norte-americano Tony Oursler realiza a partir desta terça-feira (23) no Rio de Janeiro "Projetor", a sua primeira exposição na América Latina. A mostra segue em cartaz até 23 de janeiro de 2011 no Oi Futuro, no Flamengo.
Entre os trabalhos selecionados estão vídeos do início da carreira, desenhos, dois trabalhos de uma das séries expostas hoje na Galeria Lehman Maupin, em Nova York, dois trabalhos da última década --"Cell Phone" (2008), e "Climaxed" (2005)-- e duas instalações, incluindo "Judy", de 1994, inspirada na síndrome da múltipla personalidade, em que uma figura vai se transformando em outra ao longo do espaço expositivo.
Artista multifacetado
Tony Oursler vive e trabalha em Nova York. Sua arte abrange meios como vídeo, escultura, instalação, performance e pintura. Seu trabalho está nas coleções das mais renomadas instituições artísticas como o Museum of Modern Art (Nova York), o Centro Georges Pompidou (Paris) e a Tate Modern (Londres). Ele também já participou da importante mostra Documenta (8, 9 e 10) em Kassel, na Alemanha, e da Bienal de São Paulo de 1998.
O videoartista desenvolve desde os anos 1980 um original processo de animação em que nunca projeta a imagem sobre uma tela plana. Nas instalações de Oursler, o espectador vê flores animadas, olhos gigantes que piscam, ou bonecos que falam entre si, criando uma atmosfera fantástica e delirante.
"PROJETOR", DE TONY OURSLER
Quando: de 23 de novembro de 2010 a 23 de janeiro de 2011. Ter. a dom., das 11h às 20h
Onde: Oi Futuro Flamengo (r. Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro-RJ)
Quanto: Grátis
Informações: 0/xx/21/3131-3060 e site do Oi Futuro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.