Entretenimento

Pinacoteca de SP exibe imagens do cotidiano de países africanos

Ricardo Teles / Cortesia Pinacoteca do Estado de São Paulo
Foto de 2009 mostra escola rural próxima a Abomey, no Benin Imagem: Ricardo Teles / Cortesia Pinacoteca do Estado de São Paulo

Da Redação

20/11/2010 07h00

No Dia da Consciência Negra, a Pinacoteca do Estado de São Paulo abre a exposição "O Lado de Lá - Angola, Congo, Benin", com cerca de 30 imagens do fotógrafo gaúcho Ricardo Teles. A mostra segue em cartaz até 9 de janeiro de 2011.

As fotografias foram realizadas a partir de 2005 em diversos locais da África e revelam cenas da vida cotidiana, celebrações que unem arte e religiosidades, retratos de pessoas e de monumentos históricos, como o Portal do Não Retorno, erguido na década de 1990 na República do Benin em memória dos escravos que partiram em direção ao Brasil. “Com morfologia semelhante a do Arco do Triunfo de Paris (mas com carga simbólica oposta) o Portal era a última etapa antes do embarque definitivo nos navios negreiros”, diz o curador Diógenes Moura no informativo oficial da mostra.

Como parte da programação do Dia da Consciência Negra no circuito das artes, São Paulo abriga ainda a mostra "A Arte do Povo Brasileiro - Quatro Olhares, Uma Homenagem" no museu Afro Brasil (pq. Ibirapuera, entrada pelo portão 3. Tel.: 0/xx/11 3320-8900), com esculturas que reproduzem cenas do cotidiano religioso e de festas populares brasileiros, e "Tás a Ver?" na Matilha Cultural (r. Rêgo Freitas, 542. Tel.: 0/xx/11 3256-2636), registro em fotos de experiência de um coletivo multimídia de São Paulo que visitou 18 países africanos.


"O LADO DE LÁ - ANGOLA, CONGO, BENIN"
Quando: de 20 de novembro de 2010 (a partir das 11h) a 9 de janeiro de 2011. Ter. a dom., das 10h às 17h30 (com permanência até 18h)
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo (praça da Luz, 2, São Paulo-SP)
Quanto: Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6. Grátis aos sábados
Informações: 0/xx/11/3324-1000 e site da Pinacoteca.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo