Mostra no DF com 60 imagens reforça a ligação entre Brasil e África
O intercâmbio cultural entre África e Brasil é retratado por meio de 60 imagens na mostra "Benin-Bahia, Mensagens do Ultramar", que a Câmara dos Deputados inaugura nesta quarta-feira (17) em Brasília. A exposição fotográfica --uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20-- é assinada pela jornalista, fotógrafa e antropóloga italiana Patrizia Giancotti.
Com textos do escritor brasileiro Jorge Amado, do fotógrafo francês Pierre Verger, do poeta senegalês Léopold Senghor e do antropólogo e africanista francês Marc Augé, a exposição evidencia as relações culturais entre África e Brasil através de registros fotográficos de laços, gestos, olhares e mensagens do ultramar.
Cultura afro
Patrizia morou quase dez anos na Bahia para desenvolver sua tese de antropologia, na Itália, sobre as mulheres no candomblé. Durante este período produziu vários ensaios fotográficos sobre a cultura afrodescendente. Por sugestão do escritor Jorge Amado e a convite do presidente do Benin, Soglò, Patrizia expôs seus trabalhos no Palácio do Rei de Oyo, durante o Primeiro Festival de Arte e Cultura Vodum.
A antropóloga estuda e fotografa o Brasil há quase trinta anos. Atualmente, assume o papel de embaixadora cultural entre o Brasil e a Itália e de fotorrepórter especializada em temas brasileiros para as maiores revistas da Europa. Além das palestras em universidades, programas em rádios e televisões italianas para divulgar a cultura brasileira, fez mais de cem reportagens e cinquenta exposições fotográficas sobre o Brasil na Europa.
"BENIN-BAHIA, MENSAGENS DO ULTRAMAR"
Quando: de 17 (abertura para convidados dia 16, às 9h) a 27 de novembro de 2010. Seg. a sex., das 9h às 18h
Onde: Espaço Cultural Zumbi dos Palmares --corredor de acesso ao Plenário-- da Câmara dos Deputados
Quanto: Grátis
Informações: 0/xx/61/3215-8080
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.