Topo

Moacyr Scliar e biógrafo de Clarice Lispector são destaques da Fliporto, que começa nesta sexta

Moacyr Scliar (esq.), vencedor do Prêmio Jabuti, e o biógrafo de Clarice Lispector Benjamin Moser (dir.) são destaques da 6ª Fliporto, que acontece em Olinda pela primeira vez - Roberto Scliar/Divulgação / Leandro Moraes/UOL
Moacyr Scliar (esq.), vencedor do Prêmio Jabuti, e o biógrafo de Clarice Lispector Benjamin Moser (dir.) são destaques da 6ª Fliporto, que acontece em Olinda pela primeira vez Imagem: Roberto Scliar/Divulgação / Leandro Moraes/UOL

Da Redação

12/11/2010 08h33

Com cerca de 40 escritores convidados e 23 mesas temáticas, começa nesta sexta-feira (12) a 6ª Fliporto (Festa Literária Internacional de Pernambuco). Entre os artistas participantes da festa, pela primeira vez este ano em Olinda --que sucede Porto de Galinhas--, estão o italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris e o brasileiro Moacyr Scliar --vencedor do Prêmio Jabuti de 2009--, o norte-americano Mark Dery e o argentino Ricardo Piglia, além dos biógrafos da escritora Clarice Lispector, o norte-americano Benjamin Moser e a brasileira Nádia Gotlib.

Sob o tema "Literatura e Presença Judaica no Mundo Ibero-Americano", a sexta edição ainda recebe o francês François Jullien, os norte-americanos Mark Dery, Richard Zimler e Camille Paglia, o argentino-canadense Alberto Manguel, e os brasileiros Ronaldo Vainfas, Ronaldo Wrobel, Adriana Armony e Guilherme Fiúza. Os pernambucanos José Luiz Mota Menezes e Luzilá Gonçalves também participam da festa.

Extensão infantil do evento literário, a Fliporto Criança prevê a realização de oficinas de gastronomia, desenho, reciclagem de lixo, pintura e artesanato; oferece espaço recreativo --também chamado de Praça Clarice Lispector--, tendas de apresentações e contação de histórias da vida judaica por meio de uma carroça itinerante (veja a programação no site do evento).

Criada em 2006, a Fliporto Digital, este ano instalada na Biblioteca Pública de Olinda, receberá a exposição virtual e interativa “Olinda, Traços do Passado, Cores do Presente”, oficinas de web 2.0 e uma programação de conferências e palestras. Além disso, o espaço terá uma área para manuseio de e-books e outra onde será instalada uma mostra com fotos da cidade de Olinda exibidas a partir de um computador sensível ao toque.

Espaço cinematográfico da Fliporto, o Cine Fliporto contará com mostras de filmes, debates com cineastas convidados e lançamentos, além da exibição de cerca de dez longas-metragens e das oficinas. Desta vez, o polo, que terá como tema “A Imagem como Alfabeto da Escrita”, ocorrerá no auditório da Faculdade de Olinda (Focca).

Por fim, dez restaurantes da cidade farão parte do circuito gastronômico. Entre as atrações, clientes que pedirem pratos dos estabelecimentos participantes receberão uma peça de arte.

Feira do livro
Paralelamente à programação da Fliporto acontece a primeira edição da Feira do Livro de Pernambuco. O evento recebe mais de 40 editoras e oferece mais de cem mil títulos aos visitantes. A feira homenageia os escritores pernambucanos Marcus Accioly, ocupante da cadeira 19 da Academia Pernambucana de Letras (APL), e Amílcar Dória Matos, que morreu em julho deste ano.


6ª FLIPORTO (FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PERNAMBUCO)
Onde: Praça do Carmo, Olinda-PE
Quando: de 12 a 15 de novembro de 2010
Quanto: passaporte geral a R$ 80 (R$ 40 meia)
Informações: 0/xx/81/3269-6134 e site da Fliporto.