Topo

Feira de cultura pop Rio Comicon segue até domingo (14); veja destaques

Lourenço Mutarelli é destaque deste sábado (13) na Rio Comicon; detalhe de desenho do artista no longa "Nina", do diretor Heitor Dhalia - Adriano Vizoni/Folhapress / Divulgação
Lourenço Mutarelli é destaque deste sábado (13) na Rio Comicon; detalhe de desenho do artista no longa "Nina", do diretor Heitor Dhalia Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress / Divulgação

Da Redação

12/11/2010 17h41

Segue até domingo (14) a primeira edição da Rio Comicon na estação Leopoldina, região central do Rio de Janeiro. A feira de quadrinhos e cultura pop é vista como uma espécie de continuação da Bienal Internacional dos Quadrinhos, cuja última edição ocorreu em 1997.

O destaque deste fim de sexta-feira é a palestra sobre quadrinhos ingleses com a britânica Melinda Gebbie, criadora da HQ “Lost Girls”, e o norte-americano Kevin O’Neill, criador da série "A Liga Extraordinária" ao lado de Alan Moore. O evento acontece às 20h.

Neste sábado (13), a programação começa às 13h, com a exibição de uma entrevista em vídeo de David Lloyd, mais conhecido por seu trabalho na série "V de Vingança". A partir das 14h, os quadrinistas Fábio Moon, Gabriel Bá e Rafael Grampá falam sobre o mercado de quadrinhos nacional. Às 15h40, será apresentado um vídeo da peça "Morgue Story - Sangue, Baiacu & Quadrinhos", da Cia. Vigor Mortis, sucesso no circuito paranaense desde 2004. Às 17h, está prevista uma palestra com o quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli, seguida da exibição de "The Mindscape of Alan Moore", sobre o escritor, artista e intérprete considerado o mestre das "graphic novels" Alan Moore. O italiano Milo Manara, autor de HQs eróticas, palestra às 20h para fechar o dia.

No domingo, a partir das 13h, será exibida uma entrevista em vídeo de Paul Gravett, autor de "Mangá - Como o Japão Reinventou os Quadrinhos". Às 15h40, Maurício de Souza conversa com o público sobre a sua trajetória artística. Às 17h, Jeff Newelt faz um tributo a Harvey Pekar, desenhista que morreu este ano e ficou famoso por retratar sua própria vida na série "Anti-Herói Americano". Às 18h30, uma homenagem aos mestres dos quadrinhos mundiais reúne Angeli, Fábio Moon, Gabriel Bá, Kevin O' Neill, Laerte, Milo Manara, Maurício de Souza, Melinda Gebbie, Lourenço Mutarelli, Ota, Rafael Grampá e Ziraldo, entre outros.


RIO COMICON
Quando:
até 14/11, das 13h às 22h
Onde: Estação Leopoldina (rua Francisco Bicalho, s/nº, Rio de Janeiro)
Quanto: R$ 10 por dia (R$ 5, meia entrada; crianças com até 12 anos e maiores de 60 anos têm a entrada gratuita, assim como portadores de deficiência física)
Mais informações: site oficial do evento.