Topo

Criador do Garfield pede desculpas por tira satirizando celebração nacional

Da Redação*

12/11/2010 16h40Atualizada em 12/11/2010 18h50

O criador do famoso gato Garfield, Jim Davis, pediu nesta sexta-feira (12) desculpas por tira que saiu na última quinta-feira em diversos jornais ao redor do mundo, na qual uma aranha satirizava as celebrações nacionais. O motivo é que a tirinha foi publicada justamente no Dia dos Veteranos norte-americano, causando uma série de críticas de leitores.

  • Reprodução / gocomics.com

    Tirinha publicada no Dia dos Veteranos norte-americano

No quadrinho, uma aranha diz para o Garfield: "Se você me esmagar, eu ficarei famoso". A aranha continua: "Eles irão criar um dia anual de celebração em minha honra". No terceiro quadrinho uma "aranha professora" pergunta, diante da sala de aula: "Alguém aqui sabe por que nós celebramos o 'dia nacional da estupidez'"?.

A celebração do Dia dos Veteranos ocorre em 11 de novembro e marca o aniversário do armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Trata-se de feriado nacional nos EUA.

Jim Davis disse em um comunicado endereçado aos "amigos, fãs e veteranos", publicado em sites de quadrinhos como o gocomics.com e o Garfield.com, que não tinha ideia que a tirinha seria publicada justamente no Dia dos Veteranos e que o desenho nada tem a ver com a celebração.

"[A tirinha]" foi escrita quase um ano atrás e não tinha ideia, quando escrevi, que ela viria a público hoje", disse Davis, que de acordo com mesma nota teve um irmão que serviu no Vietnã e um filho no Afeganistão e Iraque.

O criador do Garfield pediu que "por favor aceitem minhas desculpas por qualquer ofensa que Garfield possa ter criado hoje [quinta-feira, 11]. Foi não-intencional e lamentável".

 

*Com informações da Reuters.