Topo

Com Milo Manara, feira de HQ e cultura pop começa esta terça no Rio

Da Redação

08/11/2010 11h44

Inspirada em convenções de quadrinhos famosas, como a que ocorre em San Diego (EUA), a primeira edição do Rio Comicon acontece de 9 a 14 de novembro na estação Leopoldina, na região central do Rio de Janeiro.

O mestre da HQ erótica Milo Manara é o grande convidado e homenageado. Manara, que é autor de séries como "Clic", "Os Bórgias" e "X-Women" e parceiro do diretor italiano Federico Fellini em storyboards, terá uma exposição de originais e falará sobre sua obra.

  • Divulgação

    O desenhista Milo Manara, ao lado de edição brasileira de livro da série de quadrinhos eróticos "Clic", criada no início da década de 80

Além do italiano Manara, que vem pela primeira vez ao Brasil, a lista dos convidados internacionais do Rio Comicon tem o norte-americano Kevin O’Neill, criador da série "A Liga Extraordinária" ao lado de Alan Moore; os britânicos Melinda Gebbie, criadora da HQ “Lost Girls” (e mulher de Moore), e Paul Gravett, autor de "Mangá - Como o Japão Reinventou os Quadrinhos"; o francês François Boucq, desenhista que já trabalhou com Alexandro Jodorowsky; os argentinos Lucas Nine, com histórias na "Fierro", e Patricia Breccia, filha do cartunista Alberto Breccia (1919 - 1993), entre outros.

Já na lista de nacionais estão Angeli, Laerte, Lourenço Mutarelli, Ota, Rafael Coutinho ("Cachalote"), Rafael Grampá ("Mesmo Delivery"), os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá. Como parte das comemorações dos seus 50 anos de carreira, Maurício de Souza também será homenageado.

Veja no site da convenção a lista completa de participantes e a programação das atividades.

ORIGINAIS DE MANARA

O Rio Comicon sedia, além de palestra do italiano Milo Manara, uma mostra com 100 trabalhos originais do autor de "Clic". Segundo a organização, a exposição "Manara in Brasile" gira em torno do trabalho do quadrinista ao lado do cineasta Federico Fellini, reunindo tanto histórias feitas em parceria entre os artistas quanto ilustrações e cartazes de filmes de Fellini.

Os convidados estarão em palestras, mesas de debates e exposições. Suas HQs, inclusive títulos que não foram lançados no Brasil, serão vendidas em uma única livraria que representará todas as editoras.

Com patrocínio da empresa de telefonia Oi, apoio da Prefeitura do Rio, do Consulado Geral da França e Instituto Italiano de Cultura, o Rio Comicon prepara também uma mostra de filmes e estandes dispostos ao longo de 3 mil m² na estação ferroviária desativada.

 


RIO COMICON
Quando:
de 9 a 14/11, das 13h às 22h
Onde: Estação Leopoldina (rua Francisco Bicalho, s/nº, Rio de Janeiro)
Quanto: R$ 10 por dia (R$ 5, meia entrada; crianças com até 12 anos e maiores de 60 anos têm a entrada gratuita, assim como portadores de deficiência física)
Mais informações: site oficial do evento