Topo

Chico Buarque é o grande vencedor do Prêmio Jabuti de 2010

Com "Leite Derramado", Chico Buarque foi o principal vencedor do prêmio literário em 2010 - Patrícia Araújo/UOL
Com "Leite Derramado", Chico Buarque foi o principal vencedor do prêmio literário em 2010 Imagem: Patrícia Araújo/UOL

Da Redação

05/11/2010 00h27

O músico e escritor Chico Buarque foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti de 2010, o mais prestigiado e importante da literatura brasileira. O seu mais recente trabalho, “Leite Derramado”, foi escolhido como o “Melhor Livro do Ano” na categoria ficção, tanto pelos jurados do prêmio quanto pelos internautas, que este ano passaram a votar pela primeira vez. Chico Buarque desbancou concorrentes das categorias “romance”, “contos e crônicas”, “poesia”, “infantil” e “juvenil”.

Na categoria “não-ficção”, a vencedora foi a psicanalista Maria Rita Kehl, com o livro “O Tempo e o Cão”. A obra foi escolhida entre os três primeiros colocados de 2010 nas categorias “teoria/crítica literária”, “reportagem”, “ciências exatas, “tecnologia e informática”; “economia, “administração e negócios”; “direito”, “biografia”, “ciências naturais e da saúde”, “ciências humanas”, “didático e paradidático”, “educação, psicologia e psicanálise”, “arquitetura e urbanismo”, “fotografia, comunicação e artes”.

Os vencedores do prêmio principal receberam cada R$ 30 mil. A escolha foi feita por um júri formado por profissionais do mercado editorial que teve a tarefa de ler os três melhores livros do ano em diversas categorias e a entrega foi feita na Sala São Paulo, na capital paulista.

Também foi anunciado o vencedor do prêmio “Voto Popular” na categoria “não-ficção”. O título mais votado foi “Linguagens Formais, Teoria, Modelagem e Implementação”, de Marcos Vinicius Midena Ramos, João José Neto e Italo Santiago Vega. Os vencedores da categoria “Voto Popular” receberam, cada um, uma placa como homenagem pela conquista.