Topo

Museu de SP expõe 51 peças do mestre barroco Aleijadinho

Da Redação

01/11/2010 10h45

O Museu de Arte Sacra de São Paulo homenageia o grande mestre barroco brasileiro Aleijadinho com a exposição de 51 peças do artista. As esculturas de “Aleijadinho: Arte e fé Brasileira - Ofício Divino”, que marcaram as cinco fases da produção artística de Antonio Francisco Lisboa, seu nome verdadeiro, podem ser vistas até 16 de janeiro de 2011.

Os trabalhos pertencem à coleção de Renato de Almeida Whitaker e, de acordo com o curador Marcelo Coimbra, representam, na maioria, santos e símbolos da fé católica, os sinais característicos de cada período da produção de Aleijadinho.

Dez obras são inéditas, com destaque para um São Francisco de Assis, uma rara miniatura em madeira policromada medindo apenas 6 cm, e uma Sant’Anna Mestra de 28 cm, muito parecida com a imagem exposta no Museu do Ouro, de Sabará (MG), uma das mais apreciadas esculturas de Aleijadinho. Réplicas em resina de quatro peças ficarão expostas em local de acesso fácil para serem tocadas por pessoas portadoras de deficiência visual.


"ALEIJADINHO: ARTE E FÉ BRASILEIRA - OFÍCIO DIVINO"
Quando: até 16 de janeiro de 2011. De terça a domingo, das 11h às 19h
Onde: Museu de Arte Sacra de São Paulo (av. Tiradentes, 676, São Paulo-SP)
Quanto: R$ 6
Informações: 0/xx/11/3326-3336/5393 e site do Museu de Arte Sacra.