Topo

Artista leva "bichos africanos" para as ruas e galeria de SP

A escultura "Elefante" (2008; 260 x 240 x 100 cm), que Alex Hornest expõe em galeria de SP - Divulgação / Cavalera Art Projects
A escultura "Elefante" (2008; 260 x 240 x 100 cm), que Alex Hornest expõe em galeria de SP Imagem: Divulgação / Cavalera Art Projects

Da Redação

29/10/2010 08h42

Com painéis espalhados por ruas da cidade e esculturas de bichos africanos "aprisionados" dentro de caixas em uma galeria, o pintor, grafiteiro e escultor Alex Hornest inaugura neste sábado (30) a mostra "Animais de Concreto" em São Paulo. O evento segue em cartaz até o dia 30 de novembro.

  • Divulgação / Cavalera Art Projects

    Grafite de Alex Hornest; três painéis representando animais africanos ganharão as ruas de SP

Segundo o artista --conhecido nas ruas como Onesto--, a proposta é questionar os limites entre cárcere e liberdade na sociedade contemporânea por meio de comparações entre os animais selvagens e os seres humanos.

"A ideia dos trabalhos ao ar livre é permitir que o público aprecie arte sem ter que necessariamente se deslocar até a galeria. Afinal, a rua é um espaço democrático, o nosso 'habitat natural'. Já na galeria, os animais presos são uma analogia ao cotidiano, ou seja, estamos sempre presos, 'enjaulados', mas não fazemos nada para sair desta situação", explica Hornest, em entrevista para o UOL.

Os painéis foram pintados em áreas públicas dos bairros de Tucuruvi, Consolação e Bela Vista, e as esculturas, com cerca de 3 metros de altura cada, foram elaboradas em madeira, argila e concreto. Todas representam animais africanos.

A abertura coincide com a inauguração da galeria Cavalera Art Projects, que recebe os trabalhos tridimensionais da mostra.


"ANIMAIS DE CONCRETO", POR ALEX HORNEST (ONESTO)
Quando: de 30 de outubro a 30 de novembro de 2010
Onde: Esculturas - Cavalera Art Projects (alameda Lorena, 1.922, Jardim Paulista; ter. a sáb., das 13h às 18h) e painéis (av. 9 de julho --próximo à praça 14 Bis--, Bela Vista; cruzamento da r. da Consolação com a av. Rebouças, Consolação; e rua Domingos Calheiros, 308, Tucuruvi)
Quanto: grátis
Informações: 0/xx/11/3061-2356.