Topo

Maria Alice Vergueiro, de "Tapa na Pantera", dará conselhos à "neta" em novo seriado do Canal Brasil

A "pantera" Maria Alice Vergueiro no teatro do CCBB São Paulo: atriz está em cartaz com a peça "As Três Velhas" e se prepara para a estreia de seriado de humor na TV - Lenise Pinheiro / UOL
A "pantera" Maria Alice Vergueiro no teatro do CCBB São Paulo: atriz está em cartaz com a peça "As Três Velhas" e se prepara para a estreia de seriado de humor na TV Imagem: Lenise Pinheiro / UOL

ANTONIO FARINACI<br>Colaboração para o UOL

13/10/2010 09h25

Conhecida por muitos como protagonista do curta "Tapa na Pantera" (2006), um dos primeiros vídeos virais brasileiros, e por outros tantos por seus trabalhos no teatro, Maria Alice Vergueiro, 75, se prepara para a estreia no dia 16 de outubro do seriado de humor "Elvirão ou Como Vovó Já Dizia", no Canal Brasil.

Em entrevista exclusiva ao UOL, a atriz falou sobre esse programa e sobre a peça "As Três Velhas", com que se apresenta no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Maria Alice conversou ainda sobre o impacto em sua carreira de "Tapa na Pantera", curta que teve mais de 5 milhões de acessos online: "Mudou o meu ritmo, meu jeito de escrever. Afinal, depois que você entra em contato com um meio de comunicação como o YouTube, é difícil encarar uma novela na TV aberta".

"COMO VOVÓ JÁ DIZIA": MARIA ALICE VERGUEIRO FALA SOBRE ESTREIA DE SERIADO NO CANAL BRASIL

Dona de uma sólida carreira no teatro desde meados dos anos 70, Maria Alice foi fundadora, ao lado de Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia, do Teatro do Ornitorrinco, grupo paulistano seminal. Como atriz teatral, ganhou os mais prestigiosos prêmios brasileiros, como APCA, Molière, Mambembe e Shell. "Geralmente, o sucesso de uma peça de teatro depende de o elenco ter um ator famoso de novela", diz a atriz que na TV fez uma novela (na Globo) e três minisséries (SBT, Globo e TV Cultura). "No meu caso, foi o contrário. Foi meu trabalho no teatro que rendeu minhas poucas participações televisivas. O Silvio de Abreu escreveu uma personagem para mim em 'Sassaricando' (1987) e, depois, fiz a minissérie 'O Sistema' (2007)", conta.

Da época das gravações do seriado global, Maria Alice se lembra de uma entrevista que deu para a "Folha Online", e que, segundo ela, selou seu relacionamento com a emissora. "Eu dizia que a Globo devia estar fazendo uma autocrítica com esse seriado, pois a Globo é o próprio 'sistema'. Não gostaram e me deram uma bronca. Depois, não me chamaram mais".

"TAPA NA PANTERA": DEPOIS DA INTERNET, É DIFÍCIL ENCARAR A TV ABERTA

Se a passagem pela TV teve seus percalços, a Internet, logo na estreia, foi uma boa surpresa. "Fiquei estupefata, porque nada daquilo foi planejado. Não é que 'me chamaram' para fazer o 'Tapa na Pantera', ele nasceu de um improviso, nesta mesma sala", conta a atriz, que recebeu o UOL em seu apartamento em Higienópolis, em São Paulo. A grande audiência do curta, dirigido por Esmir Filho, Rafael Gomes e Mariana Bastos, à época estudantes de cinema, teve suas repercussões. "O sucesso na Internet é uma coisa diferente. Não é um sucesso de ser reconhecido na rua. Mas agora, por exemplo, no final da peça ("As Três Velhas"), eu faço uma piada sobre o YouTube, e as pessoas entendem imediatamente, e sabem que estou falando de mim mesma".

"Acho que o teatro no YouTube, por exemplo, se corrompe, porque ele depende do contato do ator com a plateia. Como dizia McLuhan [teórico canadense da comunicação], 'o meio é a mensagem', e cada um tem as suas características. Mas isso não impede que você incorpore recursos e referências de novos meios de comunicação, como a Internet. Senão, a gente volta àquela velha história de que a TV vai matar o rádio, o que não é verdade", completa.

A partir do dia 16, o público poderá ver Maria Alice Vergueiro novamente na TV, em "Elvirão ou Como Vovó Já Dizia", produzido pelo Canal Brasil. O seriado traz a atriz no papel de Elvira, e mostra sua relação com a neta, Nina, interpretada pela comediante Wanessa Morgado. A primeira temporada da série tem 13 episódios, cada um sobre um tema, em que a constante é a interação da avó com a neta, pelo telefone ou pela web.

"Elas são muito ligadas, e a Nina sempre me liga pedindo conselhos. E eu dou. Alguns são bem práticos, uns, da vida afetiva, outros um pouco mirabolantes", diverte-se a atriz. "Não diria que Elvira é uma avó maluca. É uma avó sábia".


"ELVIRÃO OU COMO VOVÓ JÁ DIZIA"
Estreia: sábado (16/10), às 20h
Onde:
Canal Brasil (canal 66 da Net)
Quando: episódios semanais (temporada de 13)

"AS TRÊS VELHAS"
Direção:
Maria Alice Vergueiro (texto de Alejandro Jodorowsky)
Elenco: Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli e Pascoal da Conceição
Quando: até 31 de outubro. Sextas (19h30), sábados (16h30 e 19h30) e domingos (18h)
Onde: Teatro do CCBB-SP (r. Álvares Penteado, 112 --próximo às estações Sé e São Bento do metrô)
Informações: 0/xx/11/3113-3651