Topo

Precursora da arte multimídia, Laurie Anderson expõe trabalhos no CCBB-SP

Instalação da artista americana Laurie Anderson que faz parte da mostra "I in U - Eu em Tu" no CCBB-SP: papagaio-robô bate asas, mexe pescoço e pronuncia palavras em português  - Divulgação / Cortesia CCBB
Instalação da artista americana Laurie Anderson que faz parte da mostra "I in U - Eu em Tu" no CCBB-SP: papagaio-robô bate asas, mexe pescoço e pronuncia palavras em português Imagem: Divulgação / Cortesia CCBB

Da Redação

12/10/2010 10h00

Considerada um dos principais nomes contemporâneos e precursora da arte multimídia, a norte-americana Laurie Anderson abre nesta terça-feira a sua primeira exposição individual no Brasil. "I in U - Eu em Tu" exibe um conjunto de 31 obras, além de dois trabalhos inéditos, ainda em desenvolvimento, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. São instalações, fotografias, desenhos, vídeos, músicas, documentações de performances e 19 filmes.

A mostra começa no subsolo do edifício, com uma coleção de instrumentos musicais manipulados. Entre eles destacam-se o misto de toca-discos e violino "Viophonograph", o violino que toca sozinho "Self Playing Violin" e "O Arco de Neon. Ainda no subsolo estão fotografias, documentações de performances e uma obra bidimensional chamada "Newspaper Weavings", na qual a artista costura as linhas horizontais do jornal "New York Times" com as linhas verticais do "China Times". Originalmente criada nos anos 1970 em plena Guerra Fria, a obra foi recriada para uma leitura recontextualizada.

  • Divulgação / Cortesia CCBB

    O violino que toca sozinho "Self Playing Violin", uma das atrações da mostra no CCBB-SP

No cofre do subsolo, Laurie apresenta uma microprojeção --uma miniatura sua aparece para refletir sobre episódios do cotidiano, aliada ao vídeo "At the Shrink", que resgata algumas memórias sobre psicanálise.

Já o site specific "Handphone Table", obra criada exclusivamente para as rotundas dos CCBB em São Paulo e no Rio, trata-se de uma mesa instalada no centro do espaço que permite ouvir histórias transmitidas pela vibração dos ossos dos braços dos próprios visitantes: ao sentar à mesa, o visitante tapa o ouvidos e sente através do corpo o som transmitido pela voz de Laurie Anderson.

Inéditas

A instalação "Delusion" é uma das obras inéditas da exposição. Localizada no segundo andar, combina violino, manipulação eletrônica de fantoches, música e elementos visuais para contar uma história sobre desejo, memória e identidade. No último andar do CCBB há obras tridimensionais como "Talking Pillow", um travesseiro que revela os sonhos, e "Wind Book", livro que vira as páginas sozinho e não se consegue ler, além de uma grande obra interativa "Listening Wall", na qual o público se recosta sobre uma parede para escutar o que as paredes falam.

A exposição reúne também toda a obra audiovisual de Laurie Anderson, incluindo longas e curtas-metragens de cinema, clipes e intervenções na
televisão. Após passar por São Paulo, "I in U - Eu em Tu" segue em março de 2011 para o CCBB do Rio de Janeiro, onde está prevista a apresentação de mais uma obra inédita.

Performance e palestra
Às 16h desta terça-feira (12), dia oficial da abertura da exposição em São Paulo, Laurie Anderson apresentará uma de suas primeiras performances, realizada originalmente em 1975: "Duets on Ice" (“Duetos sobre Gelo”). A performance é executada com um “violino auto-tocante” --um microfone dentro do violino que amplifica o som de um violino solo.

A outra parte do dueto é executada ao vivo. “Como a parte gravada do dueto é um looping sem fim, necessitava dar um fim ao concerto. Assim, decidi calçar um par de patins de gelo, com suas lâminas congeladas em um bloco de gelo. Quando o gelo derrete, o concerto termina”, explicou a artista, no informativo oficial do evento.

Depois da performance, a artista faz palestra com tradução simultânea às 18h. Os interessados em participar devem fazer agendamento prévio no telefone 0/xx/11/3113-3649.


"I IN U - EU EM TU", POR LAURIE ANDERSON
Quando:
de 12 de outubro a 26 de dezembro de 2010. De terça a domingo, das 10h às 20h
Onde:
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (r. Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo-SP)
Quanto:
grátis
Informações:
0/xx/11/3113-3651 / 3652 e site do Centro Cultural Banco do Brasil.