Entretenimento

CCBB de Brasília reúne 95 obras de Escher, mestre da ilusão de ótica

Divulgação / The M.C. Escher Company B.V. Baarn, The Netherlands
Litografia "Autorretrato no Espelho Esférico" (1950): mostra "O Mundo Mágico de Escher" exibe os trabalhos mais conhecidos do mestre ilusionista até 26/12 em Brasília Imagem: Divulgação / The M.C. Escher Company B.V. Baarn, The Netherlands

Da Redação

12/10/2010 15h00

Conhecido como mestre da ilusão de ótica e pelas construções impossíveis, o artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972) terá 95 de suas obras exibidas no CCBB de Brasília a partir desta terça-feira (12). A mostra "O Mundo Mágico de Escher", que segue até 26 de dezembro, apresenta gravuras originais, desenhos e fac-símiles do artista, incluindo os trabalhos mais conhecidos.

Entre as atrações interativas da exposição está um quebra-cabeça gigante que mostra como Escher utilizava imagens geométricas ou figurativas para criar gravuras que remetem ao infinito, como em "Menor e Menor" (1956), o clássico "Dia e Noite" (1938) e "Metamorphosis II" (1940).

Assim como Escher adorava brincar com a percepção imediata das pessoas, apresentando um mundo dos sonhos, onde não existem direções certas --"Outro Mundo" (1947) e "Relatividade" (1953) são exemplos--, a mostra também recriará essa sensação por meio de alguns efeitos, como o de uma imagem plotada no chão que se completa no espelho curvado, numa mistura das três dimensões.

O evento marca as comemorações pelo 10° aniversário do CCBB Brasília e, depois da passagem pela capital federal, segue para Rio de Janeiro e São Paulo.


"O MUNDO MÁGICO DE ESCHER"
Quando:
de 12 de outubro a 26 de dezembro de 2010. De terça a domingo, das 9h às 21h
Onde:
CCBB Brasília - sala multiuso, galeria, vão central e jardins (SCES, Trecho 02, lote 22, Brasília-DF)
Quanto:
grátis
Informações:
0/xx/61/3310-7087.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo