Entretenimento

Exposição em Brasília promove diálogo entre Joan Miró e jovens artistas espanhóis

Divulgação / Cortesia Fundação Miró
Pintura "Mujer", do artista espanhol Joan Miró, é um dos destaques da exposição "Los 24 Escalones y Joan Miró" Imagem: Divulgação / Cortesia Fundação Miró

Da Redação

28/09/2010 15h00

Uma exposição que abre em Brasília nesta quarta-feira (29) mostra a relação entre as obras do artista catalão Joan Miró (1893-1983) e as de cinco jovens artistas espanhóis contemporâneos. "Los 24 Escalones y Joan Miró" apresenta 18 obras de Miró, entre pinturas, litografias, esculturas e até mesmo um filme e um livro, além de trabalhos de Javier Arce, Raúl Belinchón, Diana Larrea, Abigail Lazkoz e Juan López, que buscaram nele inspiração para seus trabalhos. O resultado é uma série de murais, instalações, fotografias e desenhos, criados especialmente para a mostra.

Já o nome da exposição é inspirado no romance de John Buchan "Os Trinta e Nove Degraus", levado às telas por Alfred Hitchcock, e também ao número de degraus que conduzem ao Espai 13, o conceituado laboratório de experimentação e investigação da Fundação Miró de Barcelona. A fundação foi criada pelo próprio Miró em 1975. 

Entre as obras de Miró cedidas especialmente para a mostra estão "La Primera Chispa del Día II" (1966; acrílico e óleo sobre tela; 146 cm x 114 cm) e "Dos Aves de Presa" (1973; acrílico sobre lona; 258,5 cm x 210,5 cm), além de seis litografias da série "Barcelona", criada por Joan Miró em 1944 (69,9 cm x 52,3 cm).

"Los 24 Escalones y Joan Miró" homenageia um grupo de jovens artistas, participantes de um ciclo que relembrou o aniversário de 25 anos de morte de Miró, em 2008, e segue em cartaz até 21 de novembro de 2010.


"LOS 24 ESCALONES Y JOAN MIRÓ"
Quando:
de 29 de setembro a 21 de novembro de 2010. De terça a domingo, das 9h às 18h30
Onde:
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República - Brasília (Setor Cultural Sul - Lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Eixo Monumental)
Quanto: grátis
Informações:
0/xx/61/3325-5220

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo