Exposição em Brasília promove diálogo entre Joan Miró e jovens artistas espanhóis
Uma exposição que abre em Brasília nesta quarta-feira (29) mostra a relação entre as obras do artista catalão Joan Miró (1893-1983) e as de cinco jovens artistas espanhóis contemporâneos. "Los 24 Escalones y Joan Miró" apresenta 18 obras de Miró, entre pinturas, litografias, esculturas e até mesmo um filme e um livro, além de trabalhos de Javier Arce, Raúl Belinchón, Diana Larrea, Abigail Lazkoz e Juan López, que buscaram nele inspiração para seus trabalhos. O resultado é uma série de murais, instalações, fotografias e desenhos, criados especialmente para a mostra.
Já o nome da exposição é inspirado no romance de John Buchan "Os Trinta e Nove Degraus", levado às telas por Alfred Hitchcock, e também ao número de degraus que conduzem ao Espai 13, o conceituado laboratório de experimentação e investigação da Fundação Miró de Barcelona. A fundação foi criada pelo próprio Miró em 1975.
Entre as obras de Miró cedidas especialmente para a mostra estão "La Primera Chispa del Día II" (1966; acrílico e óleo sobre tela; 146 cm x 114 cm) e "Dos Aves de Presa" (1973; acrílico sobre lona; 258,5 cm x 210,5 cm), além de seis litografias da série "Barcelona", criada por Joan Miró em 1944 (69,9 cm x 52,3 cm).
"Los 24 Escalones y Joan Miró" homenageia um grupo de jovens artistas, participantes de um ciclo que relembrou o aniversário de 25 anos de morte de Miró, em 2008, e segue em cartaz até 21 de novembro de 2010.
"LOS 24 ESCALONES Y JOAN MIRÓ"
Quando: de 29 de setembro a 21 de novembro de 2010. De terça a domingo, das 9h às 18h30
Onde: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República - Brasília (Setor Cultural Sul - Lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Eixo Monumental)
Quanto: grátis
Informações: 0/xx/61/3325-5220
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.