Topo

Mostra em SP exibe 140 fotografias e cerca de 60 obras sobre Brasília

Exposição traz fotografias que mostram os primeiros habitantes da capital federal - Peter Scheier / Acervo IMS
Exposição traz fotografias que mostram os primeiros habitantes da capital federal Imagem: Peter Scheier / Acervo IMS

Da Redação

27/09/2010 10h00

Mais um evento marca os 50 anos da inauguração da capital federal. A mostra "As Construções de Brasília", que abre para o público nesta terça-feira (28) na Galeria de Arte do Sesi-SP, traz 140 fotografias do acervo do Instituto Moreira Salles, além de uma seleção de cerca de 60 obras de artistas modernos e contemporâneos sobre a história do centro político do país. A exposição gratuita acontece até 16 de janeiro de 2011.

Organizada em dois núcleos, a mostra apresenta algumas das mais importantes fotografias sobre a construção e os primeiros anos da capital e, também, obras recentes que discutem os simbolismos de Brasília e a condição atual da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.

No primeiro deles serão exibidas fotografias de grandes nomes como Marcel Gautherot, Peter Scheier e Thomaz Farkas. As imagens mostram as principais obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer registradas no início dos anos 1960 e os primeiros habitantes da região --cenas do Núcleo Bandeirante, de pedestres nas áreas comerciais das superquadras, de crianças indo à escola e até das primeiras favelas em torno do Plano Piloto. Haverá ainda espaço para obras gráficas e audiovisuais de Mary Vieira, Aloísio Magalhães e Eugene Feldman.

Já o segundo será reservado para trabalhos que abordam Brasília por meio de linguagens como mapas, cédulas de dinheiro, recortes de jornal, cartazes, cartões-postais, vídeos e fotografias. São obras realizadas por artistas de diferentes gerações como Waldemar Cordeiro, Cildo Meireles, Almir Mavignier, Regina Silveira, Orlando Brito, Emmanuel Nassar, Robert Polidori, Jac Leirner, Rubens Mano, Mauro Restiffe e Caio Reisewitz.


"AS CONSTRUÇÕES DE BRASÍLIA"
Quando:
de 28 de setembro de 2010 a 16 de janeiro de 2011. Segundas (11h às 20h); terça a sábado (10h às 20h); e domingos (10h às 19h)
Onde:
Galeria de Arte do Sesi-SP (av. Paulista, 1.313  --metrô Trianon-Masp)
Quanto: Grátis
Informações:
0/xx/11/3146-7405 / 3146-7406 e site do Centro Cultural Fiesp.