Entretenimento

Poeta Ferreira Gullar recebe hoje no Rio o prêmio Camões

Leandro Moraes / UOL
O poeta Ferreira Gullar, que recebe hoje no Rio o prêmio Camões (07/08/2010) Imagem: Leandro Moraes / UOL

Da Redação

16/09/2010 09h33

O poeta Ferreira Gullar recebe nesta quinta-feira (16) o Prêmio Camões 2010, considerado o principal prêmio literário lusófono. A cerimônia acontece a partir das 17h na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

O prêmio, no valor de € 100 mil (cerca de R$ 223 mil), é concedido anualmente pela Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, e pelo Instituto Camões, de Portugal.

Gullar foi escolhido pelo conjunto de sua obra, em reunião realizada pelo júri do prêmio, em maio deste ano, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. O brasileiro sucede, assim, ao cabo-verdiano Arménio Vieira, que venceu o prêmio Camões no ano passado. Em 2008, o prêmio foi para João Ubaldo Ribeiro e, em 2007, para o português António Lobo Antunes.

Além de Gullar e Ubaldo Ribeiro, conquistaram o Camões os brasileiros Lygia Fagundes Telles (2005), Rubem Fonseca (2003), Autran Dourado (2000), António Cândido (1998), Jorge Amado (1994), Rachel de Queiroz (1993) e João Cabral de Melo Neto (1990).

Participam da solenidade na Biblioteca Nacional o Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, representando o Ministro da Cultura, Juca Ferreira; o Conselheiro cultural de Portugal, presidente do Instituto Camões e representante do Embaixador de Portugal no Brasil, Sr. Adriano Jordão; e o acadêmico Murilo Melo Filho, da Academia Brasileira de Letras.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo