Poeta Ferreira Gullar recebe hoje no Rio o prêmio Camões
O poeta Ferreira Gullar recebe nesta quinta-feira (16) o Prêmio Camões 2010, considerado o principal prêmio literário lusófono. A cerimônia acontece a partir das 17h na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
O prêmio, no valor de € 100 mil (cerca de R$ 223 mil), é concedido anualmente pela Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, e pelo Instituto Camões, de Portugal.
Gullar foi escolhido pelo conjunto de sua obra, em reunião realizada pelo júri do prêmio, em maio deste ano, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. O brasileiro sucede, assim, ao cabo-verdiano Arménio Vieira, que venceu o prêmio Camões no ano passado. Em 2008, o prêmio foi para João Ubaldo Ribeiro e, em 2007, para o português António Lobo Antunes.
Além de Gullar e Ubaldo Ribeiro, conquistaram o Camões os brasileiros Lygia Fagundes Telles (2005), Rubem Fonseca (2003), Autran Dourado (2000), António Cândido (1998), Jorge Amado (1994), Rachel de Queiroz (1993) e João Cabral de Melo Neto (1990).
Participam da solenidade na Biblioteca Nacional o Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, representando o Ministro da Cultura, Juca Ferreira; o Conselheiro cultural de Portugal, presidente do Instituto Camões e representante do Embaixador de Portugal no Brasil, Sr. Adriano Jordão; e o acadêmico Murilo Melo Filho, da Academia Brasileira de Letras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.