Topo

Francês J.R. estampa fachadas na Suíça com obras de grandes fotógrafos

Intervenção do artista francês J.R. em casa da cidade suíça de Vevey - Reprodução / www.jr-art.net
Intervenção do artista francês J.R. em casa da cidade suíça de Vevey Imagem: Reprodução / www.jr-art.net

Da Redação

10/09/2010 13h51

Conhecido por exibir suas fotos em tamanho gigante em diversas partes do mundo, o fotógrafo francês J.R. agora investe em um novo projeto. "Unframed" leva reproduções de fotos famosas para fachadas de casas e prédios na cidade de Vevey, na Suíça. Na lista de autores homenageados estão Robert Capa, Man Ray, Gilles Caron, Helen Levitt, Mario Giacomelli, Lucia Moholy, John Phillips e o brasileiro Sebastião Salgado, além de anônimos.

Segundo J.R., a ideia é deslocar as fotografias de seu contexto original para que os passantes tenham a oportunidade de lhes dar novo significado. As imagens pertencem à coleção particular do Musée de l’Elysée, museu suíço que organiza a intervenção em parceria com o artista, e transformam as ruas em uma grande exposição a céu aberto.

Nascido na França em 1984, J.R. (ele não revela o nome completo) já expôs seus trabalhos em Paris, Londres, Amsterdã, Berlim, Los Angeles e Nova York. No Brasil, ele se tornou mais conhecido em 2008, quando colocou fotos em preto-e-branco gigantescas sobre encostas e fachadas de casas ao longo do morro da Providência, no Rio de Janeiro. Para produzir o material, que retratava jovens em situação de conflito, o fotógrafo passou um mês subindo e descendo as ladeiras da favela. Naquele mesmo ano, uma de suas fotos foi exibida na parede externa da Tate Modern, em Londres, onde estavam também os grafites dos brasileiros osgemeos.