Topo

Francês J.R. estampa fachadas na Suíça com obras de grandes fotógrafos

Intervenção do artista francês J.R. em casa da cidade suíça de Vevey Imagem: Reprodução / www.jr-art.net

Da Redação

10/09/2010 13h51

Conhecido por exibir suas fotos em tamanho gigante em diversas partes do mundo, o fotógrafo francês J.R. agora investe em um novo projeto. "Unframed" leva reproduções de fotos famosas para fachadas de casas e prédios na cidade de Vevey, na Suíça. Na lista de autores homenageados estão Robert Capa, Man Ray, Gilles Caron, Helen Levitt, Mario Giacomelli, Lucia Moholy, John Phillips e o brasileiro Sebastião Salgado, além de anônimos.

Segundo J.R., a ideia é deslocar as fotografias de seu contexto original para que os passantes tenham a oportunidade de lhes dar novo significado. As imagens pertencem à coleção particular do Musée de l’Elysée, museu suíço que organiza a intervenção em parceria com o artista, e transformam as ruas em uma grande exposição a céu aberto.

Nascido na França em 1984, J.R. (ele não revela o nome completo) já expôs seus trabalhos em Paris, Londres, Amsterdã, Berlim, Los Angeles e Nova York. No Brasil, ele se tornou mais conhecido em 2008, quando colocou fotos em preto-e-branco gigantescas sobre encostas e fachadas de casas ao longo do morro da Providência, no Rio de Janeiro. Para produzir o material, que retratava jovens em situação de conflito, o fotógrafo passou um mês subindo e descendo as ladeiras da favela. Naquele mesmo ano, uma de suas fotos foi exibida na parede externa da Tate Modern, em Londres, onde estavam também os grafites dos brasileiros osgemeos.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francês J.R. estampa fachadas na Suíça com obras de grandes fotógrafos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade