Entretenimento

Exposição em Brasília exibe 61 fotografias do francês Marc Riboud

Marc Riboud / Cortesia Caixa Cultural Brasília
Foto feita pelo francês Marc Riboud no Vietnã em 1969 Imagem: Marc Riboud / Cortesia Caixa Cultural Brasília

Da Redação

10/09/2010 15h00

Considerado um dos ícones da fotografia francesa, Marc Riboud expõe a partir desta sexta-feira (10) imagens de seus mais de 50 anos de carreira na Caixa Cultural Brasília (DF). A mostra "Marc Riboud - Fotógrafo", que fica em cartaz até 13 de outubro, reúne 61 fotos.

Os registros em exibição foram feitos durante sua peregrinação pelo leste do globo, incluindo passagens por China, Tibete, Argélia e Vietnã do Norte. A mostra conta ainda com fotos realizadas durante a recente viagem do fotógrafo ao Brasil. Riboud esteve no país em 2009, passando pelas cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Em 2010, a mostra “Marc Riboud - Fotógrafo” já havia passado por Fortaleza, Recife e Salvador. Depois de Brasília, ela segue para o Rio de Janeiro.

Fotojornalismo
Marc Riboud nasceu em 1923 na cidade de Lyon. Ele fez parte do grupo de profissionais da agência Magnum que, a partir dos anos 1950, adotou o fotojornalismo como um meio de expressão artística. Além de Riboud, passaram pela agência Cartier-Bresson, Robert Capa, o polonês David Seymor --radicado nos Estados Unidos-- e o inglês George Rodger.

O fotógrafo já realizou exposições em diversas cidades do mundo, como Paris, Londres, Nova York, Pequim e Hong Kong. Também fez a cobertura das independências na Argélia e na África negra e reportagens nos Vietnã do Sul e do Norte. Riboud também foi tema de duas retrospectivas: na Maison Européenne de la Photographie de Paris (2004) e no Museu da Vida Romântica, também em Paris (2009).


"MARC RIBOUD - FOTÓGRAFO"
Quando:
de 10 de setembro a 13 de outubro de 2010. De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Onde:
Caixa Cultural Brasília - Galeria Principal (SBS Qd. 4 lote 3/4 -- anexo do edifício Matriz da Caixa)
Quanto:
Grátis
Inf.: 0/xx/61/3206-9448 (agendamento de visitas monitoradas no 0/xx/61/3206-9892 --de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 21h)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo