Topo

Coletivo brasileiro exibirá instalação com lixo em frente ao Palácio Real de Madri

Maquete de instalação "Consumo" que o coletivo BijaRi apresenta na Virada de Madri - Cortesia BijaRi
Maquete de instalação "Consumo" que o coletivo BijaRi apresenta na Virada de Madri Imagem: Cortesia BijaRi

ADRIANA TERRA<br>Da Redação

06/09/2010 07h00

Na noite do próximo dia 11, a Plaza de Oriente, localizada em frente ao Palácio Real de Madri, na Espanha, ganhará projeções sobre pacotes cheios de lixo. Ordenados em uma escultura de cerca de 20 metros de altura, esses entulhos desenharão a palavra "consumo". A instalação é de autoria do coletivo brasileiro de VJs BijaRi e integra programação da "Virada Cultural" da cidade espanhola, a La Noche en Blanco.

A obra é parte de ação maior do grupo. "Estamos trabalhando nessa instalação desde meados de abril, entretanto desenvolvemos o projeto 'Poesia dos Problemas Concretos' desde 2008, em formato de instalação, e já tínhamos feito outras coisas em formato audiovisual em 2002", conta Gustavo Godoy, integrante do coletivo.

"No parque Ibirapuera, em 2008, escrevemos a palavra 'luxo' com fardos de material reciclado -- pet, tetrapack, papelão etc --, baseado no clássico poema concreto de Augusto de Campos ['Luxo / Lixo', de 1965]".

Segundo o BijaRi, "Poesia dos Problemas Concretos" tem a intenção de propor "uma reflexão sobre o ritmo de vida das grandes cidades".

Em Madri, serão projetados sobre o lixo imagens da natureza e também da destruição da mesma.

  • Cortesia BijaRi

    Maquete de instalação "Consumo" que o coletivo BijaRi apresenta na Virada Cultural de Madri

"A projeção valoriza o material e sugere ao público formas de aproveitar o próprio lixo", acredita Gustavo Godoy.

"Projetaremos sobre os fardos de lixo imagens do mundo natural versus mundo insustentável, em processo de degradação, como o que vivemos".

O coletivo brasileiro BijaRi já participou da 8ª Bienal de Havana, expôs seu trabalho na Alemanha, Costa Rica, Rússia, além de ter participado da "Virada parisiense", a Nuit Blanche, e da última edição da Virada Cultural em São Paulo, com instalação audiovisual no Teatro Municipal.