Entretenimento

Carmela Gross expõe 16 trabalhos e instalação na Estação Pinacoteca (SP)

Divulgação / Cortesia Estação Pinacoteca
Intervenção "Uma Casa" (2006), que será exibido na Estação Pinacoteca (SP) Imagem: Divulgação / Cortesia Estação Pinacoteca

Da Redação

03/09/2010 17h05

A artista paulistana Carmela Gross abre neste sábado (4) a mostra "Carmela Gross - Corpo de Ideias" na Estação Pinacoteca (SP). São 16 trabalhos feitos desde 1965, além da instalação "Iluminuras - 2010", um site specific -- obra feita especialmente para a mostra -- que espalha luzes de emergência em toda a fachada do espaço.

O título da exposição vem do trabalho realizado em 1981 "Corpo de Ideias". Além dele, serão também exibidas as obras "Nuvens" (1967), com imagens em madeira alusivas ao universo das histórias em quadrinhos e ao desenho infantil, e "A Carga" e "Presunto" (1968), exibidas na 10ª Bienal de São Paulo (1969), nas quais a artista usa lona de cobertura de carga de caminhão, numa referência à cultura das estradas.

Já a série "Carimbos" (1978) e o "Projeto Para a Construção de Um Céu" (1981) refletem a atenção da artista para os meios técnicos. Obras como "Uma Casa" (2006) e "Se Vende" (2008) evidenciam a mudança de suporte utilizado pela artista, que agora realiza intervenções compostas de lâmpadas fluorescentes, fios e estruturas metálicas.

  • Divulgação / Cortesia Estação Pinacoteca

    "Nuvens" (1967) faz alusão ao universo do desenho infantil

O evento faz parte do circuito paralelo à 29ª Bienal Internacional de São Paulo, que acontece de 25 de setembro a 12 de dezembro na capital paulista.

Vida e obra

Carmela Gross nasceu em São Paulo, em 1946, e atua como artista visual desde a década de 1960. Participou das Bienais de São Paulo de 1967 e 1969 e suas obras pertencem aos acervos do MAC-USP, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu de Arte do Paraná, do Museu de Arte de Brasília, do MAM-SP, da Fundação Padre Anchieta, da Biblioteca Luis Angel Arango de Bogotá, entre outras instituições. 

Carmela também tem instalações permanentes em locais públicos nas cidades de Laguna (Santa Catarina), Paris (França), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Curitiba (Paraná). 


"CARMELA GROSS - CORPO DE IDEIAS"
Quando:
de 4 de setembro a 7 de novembro de 2010. De terça a domingo, das 10h às 17h30 (c/ permanência até as 18h)
Onde:
Estação Pinacoteca (largo General Osório, 66, São Paulo-SP)
Quanto:
R$ 6 (sáb.: grátis). Ingr. combinado: R$ 6 (Estação Pinacoteca e Pinacoteca do Estado). Grátis p/ menores de dez e maiores de 60 anos
Informações: 0/xx/11/3335-4990 e site da Estação Pinacoteca de São Paulo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo