Topo

Mostra em SP reconta a trajetória de Mauricio de Sousa e seus personagens

Evolução do traço da personagem Mônica, que poderá ser vista no Espaço Cultural Citi - Divulgação
Evolução do traço da personagem Mônica, que poderá ser vista no Espaço Cultural Citi Imagem: Divulgação

Da Redação

09/08/2010 10h00

Um grande passeio por toda a trajetória de Mauricio de Sousa e seus personagens. Esta é a proposta da mostra "Mônica: A Criação do Personagem Brasileiro", que abre nesta segunda-feira (9) no Espaço Cultural Citi, em São Paulo. A exposição revela esboços, exemplares originais de diversos países, prêmios, desenhos animados, esculturas e homenagens de artistas.

Quem passar pela galeria de arte na avenida Paulista terá a oportunidade de conhecer toda a parte histórica da turma de célebres personagens --desde a concepção de Mônica, o desenvolvimento do desenho, as primeiras tiras e revistas--, passando pela difusão internacional de Mônica e sua turma, com exemplares originais de revistas editadas na Noruega, Itália, Indonésia, Vietnã, Espanha, Portugal, Japão, Inglaterra, Alemanha e outros países.

Também estarão expostos prêmios importantes recebidos por Mauricio de Sousa, como o "Yellow Kid", um dos principais prêmios de histórias em quadrinhos. A importância do desenhista é evidenciada ainda por colegas do mundo inteiro, que o homenagearam desenhando Mônica e sua turma. Destaque especial para Will Eisner (de "The Spirit"), os italianos Milo Manara (o mestre dos quadrinhos eróticos) e Hugo Pratt (de Corto Maltese), Yuko Yamaguchi (de Hello Kitty) e Joe Kubert (DC Comics).

Desenhos animados
Serão exibidos em monitores de TV diversos desenhos animados de Mônica e sua turma dublados em vários idiomas, além de nove esculturas assinadas por Mauricio de Sousa com reinterpretações de obras de arte com os personagens da Turma da Mônica. A exposição tem curadoria de Jacob Klintowitz e ficará aberta ao público até 24 de setembro de 2010.


"MÔNICA: A CRIAÇÃO DO PERSONAGEM BRASILEIRO"
Quando:
até 24 de setembro de 2010
Onde:
av. Paulista, 1.111 - Térreo (acesso a pessoas com deficiência física é pela al. Santos, 1.146). De segunda a sexta, das 9h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
Quanto:
grátis
Informações:
0/xx/11/4009-3000